Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

A FORÇA DO SILÊNCIO

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)




Temos ouvido muito sobre silenciar o espírito, a mente e até a fala. As diversas formas terapêuticas que estão surgindo tem aberto a curiosidade e a necessidade intuitiva das pessoas na busca pelo seu silêncio.


Isso quer dizer encontrar o nosso Eu Superior e através disso, estabelecer mais equilíbrio para nossas vidas.

Quando começamos a treinar esse silêncio, algo muda dentro de nós. Percebemos nitidamente a paz dentro deste estado e, com o tempo, o barulho estridente começa a perturbar. Talvez alguns não percebam o quanto gostam de ficar um pouco sem ouvir ou falar com ninguém. Buscamos locais tranquilos e afastados e isto parece restaurar a alma.

Nem sempre o silêncio é sinônimo de paz ou quietude. Algumas vezes ele esconde alguns desajustes emocionais como frustração, raiva, inveja e cansaço de discutir. Quase sempre estamos envoltos por pessoas egoicas, que insistem em chamar a atenção para si de alguma forma. Essas pessoas cansam o ambiente com muita fala e tom alto e até agressivo, às vezes. Os mais sensitivos se sentem cansados e sugados energeticamente.

Mas o silêncio tem sua força e ela é voltada para o pensamento. Dentro de nós conversamos com nós mesmos, julgando e opinando. E nossa intuição, através deste silêncio, apenas nos faz seguir em frente, mesmo que a vontade seja a de firmar nossa opinião. Quando aprendemos que determinadas coisas e pessoas são ainda irredutíveis nas suas convicções, o melhor é deixá -las pensar como querem, pois abrir os olhos de quem não quer enxergar é tempo perdido.

Quem nunca experimentou silenciar na hora da provocação, não sabe a sensação de frustrar o outro e deixá-lo perplexo. Apenas nos sentimos em paz, com a impressão de uma vitória, não entre pessoas, mas com nós mesmos.

A força de silenciar na hora certa poderá nos ajudar em diversos momentos de nossas vidas. Fora isso, buscar o silêncio nos fará encontrar muitas informações que não ouvimos dentro de nós, porque não conseguimos nos ater nos nossos pensamentos. Silenciar é um freio para a mente e, como consequência, conseguir acompanhar delicadamente nossos julgamentos.

Experimente ter esse momento uma vez ao dia e entenderá muitas situações em suas vidas.

NAMASTÊ

domingo, 27 de setembro de 2020

A LINDA PRIMAVERA

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)




Não sei por que, mas a minha primavera nasceu ontem. Simplesmente acordei e senti que algo estava diferente no ar. Não sei se o clima, a visão do céu ou minha sensibilidade à vida. Não importa, porque senti algo diferente do que até agora sentia ao amanhecer.

Eu nasci na primavera, então pode ser que a vida esteja se renovando em mim, como a mata se renova. As borboletas apareceram em meu jardim e os sabiás já chegaram na madrugada para nos encantar com suas melodias engraçadas e lindas.

Amo flores e se pudesse encheria cada parte da minha casa com elas. Por enquanto, as boca-de-leão, as margaridas, as rosas, as malvas e a casca de camarão já enfeitam meu lar. Sei que em algum momento da minha existência energética fui nativa da mata e não consigo viver sem árvores e plantas perto de mim.

Uma parte minha ainda gostaria de viver numa cabana, no meio de uma grande floresta, onde sairia caminhar, tomaria banho de cachoeira, caminharia descalça pelos igarapés e repartiria a comida com os animais. Minha casa tem dois comedouros para os pássaros e vocês ficariam boquiabertos com as espécies que aparecem e nem imaginamos que sobrevoam sobre nós.

Apesar de amar a terra, sou do fogo, com ascendência em água e lua em fogo também. Isso deixa tudo mais impulsivo e sentimental para mim. E a terra me puxa para o aqui e agora.

No momento, sou primavera. Minhas flores estão desabrochando, meu perfume se espalhando pelo mundo, assim como os de muitos outros do hemisfério sul. Nossa vida se torna mais colorida, mais movimentada.

Se você é como eu que percebe e sente a vida mudar, pulsar e se inovar a cada ciclo, aproveite e faça uma oração pela Terra e sua beleza. Seja grato à plantinha que cultiva, lembrando de regá-la e de amá-la. Porque a primavera encontra a hora certa para entrar em cada coração. Espero que ela toque o seu e que traga a esperança de que jamais perderemos as flores e suas cores. E que as estações nos façam viajantes responsáveis e observadores mais atentos.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

ALMA DE FLORES

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)




Quero caminhar pelo mundo e encontrar beleza espiritual. Sentir o cheiro da mata e o vento roçar no meu corpo como se quisesse me possuir de paz.

Quero descartar rabugices, egoísmos e quem, simplesmente, não me dá valor. Desejo a eles paz e conforto em seus caminhos. Mas preciso de espaço.

Quero gente com alma de flores, com cheiro de amor e poesia no coração. Necessito de risos largos e abraços sinceros.

Quero lavar a alma com perfume de lavanda, desobstruir caminhos com machados de lâminas feitos de energia celestial e purificados com a luz da lua.

Preciso de sol, de terra, do mar e da vida que pulsa felicidade. Quero ver rostos animados que me façam desatar em risos e aumentem o brilho dos meus olhos.

Sou uma amazona a galopar pela vida, flechando de ternura quem estiver aberto para amar. Desbloqueio os canais da angústia e medo, deixando fluir neles a grande onda do amor universal.

Quero aconchego em almas fortes, que se alegrem com minha chegada e que se lembrem de mim na ausência.

A vida não é mais do que troca de energia. Preciso da que me fortaleça e me cause furor. Me dê borboletas no estômago e me anime cada vez mais na caminhada.

Dispenso egos aflorados, gente que grita por não ouvir sua própria voz e aquelas que precisam a todo custo se posicionar, se fazer acreditar, sem ouvir a voz do mundo.

Quero espaço para poder me ouvir, rezar e suspirar. Me anima gente que se liga, que tem percepção e respeita o momento do outro. Quem sabe a hora certa de chegar e de sair.

Preciso de um mundo colorido, cujas cores inundem cada momento com sua necessidade e função, me transformando numa bailarina de arco-iris, onde no final encontrarei meu tão esperado tesouro...

NAMASTÊ 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

AJUDAR A QUEM?

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)





Já notaram como aumentou o número de pessoas querendo ajudar aqui e ali, de alguma forma? Isso é muito bom, pois mostra pelo menos a "intenção" das pessoas em melhorar o processo do universo.

Acontece que existem muitas formas de ajudar e dentre elas está a famosa frase "muito ajuda quem não atrapalha". Ajudar significa exercer uma ação a fim de deixar alguém feliz, menos preocupado, tenso, perdido ou doente. Mas precisamos entender que só isso não basta. A pessoa ajudada precisa querer e não se sentir invadida pelas atitudes que achamos corretas para ela.

Entramos no estágio de auto-analisarmos se não estamos invadindo o espaço de alguém que queira resolver sua própria vida. Precisamos deixar que nos peçam ajuda, conforme a situação. Caso contrário, estaremos sendo controladores e manipuladores da vida alheia e invadindo seu caminho.

Muitas vezes não damos conta de nosso próprio processo e, para aliviarmos nossa angústia ou camuflarmos nossos pensamentos, focamos na vida dos outros. Isso ameniza o peso de não termos o controle de nossas próprias posturas perante o que ocorre conosco.

Ajudar não significa só doar tempo ou coisas. Significa compreender e respeitar, dar espaço no momento certo e ser presente quando necessário e solicitado.

Muitas pessoas acham que estão ajudando alguém, mas no fundo estão alimentando seus egos. Parece maldade dizer isso, mas se cada um observar-se, notará que muitas vezes ajudamos a nós mesmos, mais que aos outros. Por isso, quem quer ajudar de verdade e sem propósitos deve fazer no silêncio e não a fim de ganhar aplausos.

É gratificante para a alma ajudar e faz parte do crescimento espiritual. Podemos enganar a alguns e a nós mesmos, mas nunca ao universo de nossas verdadeiras intenções.

Devemos observar também se ao ajudarmos não estamos impedindo alguém de exercer seu potencial e a esforçar-se para conseguir suas coisas. Pois é isso que nos faz crescer como pessoas. Existe uma diferença entre ter orgulho do que realizamos como participante da comunidade, da de ser egocêntrico, a fim de uma auto-projeção.

Antes de achar que o que está fazendo é para o bem de alguém, meu conselho é pergunte à esta pessoa se ela quer ser ajudada. Peça licença e pare de querer controlar o que não lhe diz respeito. É muito mais bonito ajudar quando encontramos as portas abertas e a disponibilidade do outro coração. Não custa perguntar: você gostaria de ser ajudado? Aí sim, vá em frente e faça sua parte como ser espiritual.

Pense nisso!

NAMASTÊ 

terça-feira, 15 de setembro de 2020

NAO DEIXE

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)




Não deixe que o tempo te tire pessoas caras, por causa de preguiça, incompreensão ou
interferir demais em suas vidas sem permissão. Isso é desleixo.


Não deixe de olhar mais para os que estão ao seu lado. Não os troque por pessoas não tão próximas, só por causa de elogios e aprovação desses. Isso é vestir máscaras, carência e necessidade de aplausos.


Não deixe de elogiar porque se sente diminuído ou frustrado. Isso é orgulho demasiado.


Não deixe de rir ou chorar quando precisa. Não se esconda, solte seus sentimentos. Isso faz a vida mais leve.


Não deixe de organizar suas coisas com frequência. Ter a vida limpa é sinal de quem tem força para cuidar de si mesmo.


Não deixe de ler, buscar conhecimento e entender o que não sabe. Isso é cuidar da mente e crescer.


Não deixe de ser um alívio para quem se sente desesperado. Prepare suas palavras e tenha tempo. Isso é amar, é fazer sua parte.


Não deixe as conversas acabarem em vazios. Deixe alguém saber que está presente em sua vida. Isso é carinho.


Não deixe escoar venenos que podem matar ou aleijar. Isso é prevenção contra os retornos energéticos que virão. 


Não deixe que o desânimo, a preguiça e a raiva sejam teus companheiros. Isso é lutar e viver intensamente.


Mas deixe pelo caminho o que te pesa, te faz sofrer, te desestimula, te faz infeliz e nada te acrescenta. Isso é auto-proteção.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

OS SENTIMENTOS QUE APRISIONAM

 Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)




Estive definhando energeticamente nos últimos dias. Estava cheia de pensamentos ruins e sem vontade de resgatar minha força interior ou minha vida. Sei que falar que estamos desequilibrados pode tanto causar satisfação, quanto preocupação nas pessoas, dependendo do coração delas. Mas vou me arriscar, pois ao meditar, senti que era isso que devia escrever hoje para ajudar semelhantes.

Percebi que minha baixa energia estava em sentimentos que eu não estava preparada para receber, vindo justamente das pessoas mais próximas, a quem estimamos, confiamos e amamos. Tentei analisar tudo com frieza, mais fermentava minha ira pelo mundo incompreensível e egoísta. Então, como auto proteção, resolvi me fechar na concha que chamo de raiva da vida. Afastei de mim qualquer forma de ajuda interior, desacreditada no amor, na religião e minhas meditações.

As pessoas estão alheias ao nosso dia a dia e, quando somos retalhados por qualquer motivo, seja uma resposta áspera, mentiras, desfeitas ou incompreensões de todo tipo, imediatamente nos sentimos invadidos pela máscara do mendigo. Aquele que na solidão, apenas pensa por que não somos amados como gostaríamos e por que vivemos mendigando o amor das pessoas. Este arquétipo é faminto, mas acaba sem ter nada para oferecer em tal momento. Nos recolhemos como flagelados, sem querer intromissão de ninguém. Apenas precisamos respirar e, quem sabe, reencontrar o caminho.

Se não nos agarramos em algo, mesmo sendo difícil, podemos sucumbir. A energia despenca e abrimos a guarda para seres lânguidos que invadem nossa aura e excitam nossos pensamentos.

Eu fiz um enorme esforço, apesar de ter dentro de mim algo que me puxava para outro lado. A sensação de clausura ajuda muito no processo da loucura interior. Por isso, precisamos de um socorro, mas também de nos propormos a ser socorridos. No meu caso, foi a novena que sigo. Ela realmente me libertou. Coloquei no meu coração que não sou assim, que amo a maior força do universo e que deveria voltar.

Obviamente, ainda sinto que não sou a pessoa amada e admirada por todos. E não posso fazer nada quanto a isso. O que posso fazer é melhorar a mim mesma, a fim de encontrar amor, paz e carinho onde quer que eu vá. Infelizmente, aprendi que nem todos sabem externar amor como nós. Alguns precisam buscar este conhecimento da vida e parar de culpar os outros por não se esforçarem na própria construçao de alma. 

Entendo que cada ser tem seus medos e dúvidas sobre suas vidas e sentimentos. E todos nós, uma hora ou outra, seremos contrariados e até humilhados. O que irá diferenciar como agir perante isso será nosso preparo interior. Por isso, mesmo na raiva, continuar se esforçando para ficar na luz é essencial para a saúde física, mental e espiritual.


Talvez eu passe por este mundo despercebida sobre o que tenho a oferecer. Mas se eu continuar, meu papel estarei fazendo. É óbvio que somos movidos por incentivos do tipo elogios, comentários construtivos e carinho. Mas podemos apenas ser exemplos de humildade e deixar que Deus nos coloque em seus braços e aconchegue nosso tão difícil ego.

Que você tenha paz e se inspire no que eu te contei.

NAMASTÊ