Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

terça-feira, 10 de abril de 2018

O VÔO DAS ANDORINHAS

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Resultado de imagem para andorinhas

Quando acordamos cedo e podemos desfrutar daquele ar gelado da manhã, com o céu azul e pouquíssimas nuvens fazendo formatos etéreos, temos que ser muito gratos. Me sinto abençoada em poder sentir esse momento de conexão com o universo, estando em meu jardim. É simplesmente maravilhoso poder olhar para o céu, abrir os braços e sentir a plenitude.

Hoje, ao fazer isso, rezando para que Deus abençoasse meu filho que completa 33 anos de vida, observei uma andorinha voando. A gente não consegue perceber algumas coisas, como os raios de sol que cortam a atmosfera. Mas, ao voar, esta andorinha me fez observar que ao transpassar determinado local, seu corpo, suas penas, ficaram douradas. E foi lindo!

Continuando em minha oração, resolvi ajoelhar-me e abrir meus braços para receber do universo toda a paz e beleza que senti no coração. E novamente pude ser grata. Ao som de uma música, pois agora decidi trocar noticiário matinal pelas belas músicas inspiradoras, conversei com Deus. É claro que durante nossa vida passamos por contrastes incríveis que ora nos elevam, ora nos frustam. Mas quero pensar que os momentos que sinto a felicidade no coração, superam todos as tristezas que já vivi. E me fortaleço na minha crença espiritual. 

Nesta conversa com Deus, muito íntima por sinal, tive a dádiva de ver acima de mim, o vôo de diversas andorinhas, numa dança tranquila e incrivelmente bela. E elas fizeram questão de passar pelos raios de sol, dourando suas penas e enfeitando mais ainda aquela cena. Como não ser grata por poder estar ali e observar, sentir tudo aquilo?

Será que elas estavam me dizendo que minha oração estava sendo ouvida e que eu poderia estar em paz? Quero acreditar que sim, que era um sinal do universo. Sinais são assim, quando a gente está aberta a eles, conseguimos identificar.

Estamos no início do outono e não entendo muito de pássaros, mas percebo que os sabiás se foram, para deixar lugar no céu para as andorinhas. O formato de suas asinhas pontudas, as fazem ter um vôo diferente e rápido. Embelezam o ar e a paisagem. 

Para entendermos melhor e apreciar estas aves tão pequeninas, mas majestosas, fui buscar o significado delas na internet e encontrei algumas coisas interessantes. Vejam:

"A Andorinha é uma ave migratória monogâmica, ou seja, possui um parceiro durante toda a vida e, por esse motivo, está associada ao amor. Conhecida como "ave da partida e do regresso", possui uma característica notável: migra no inverno e retorna no verão, muitas vezes ao mesmo ninho."

Não é fantástico saber disso? Muitos povos apreciam e dão significado a elas. E a gente pode fazer isso, se pararmos um pouco e dermos a nós mesmos a chance de observar a vida, ao invés de estarmos sempre afobados e preocupados com o que a mídia está divulgando. Meu conselho é: aproveite sua vida e seja leve! Veja agora como os povos vêem estas aves:

"Na China, a andorinha representa a fertilidade associada ao retorno das andorinhas junto ao equinócio da primavera. Além disso, muitas lendas chinesas estão relacionadas com a simbologia da fertilidade e da fecundidade dessas aves, como por exemplo, na história de Hien-Ti que ingeriu ovos de andorinha e teve Confúcio, considerado o filho da andorinha.
Na Mitologia Grega, a andorinha simboliza o eterno retorno e a ressurreição, de forma que Ísis, a deusa da maternidade, da fertilidade e da natureza, esposa de Osíris e mãe de Hórus, transformava-se em andorinha à noite, e voava ao redor do sarcófago de Osíris lamentando sua morte.
No Mali, a andorinha simboliza a pureza sendo, portanto, a manifestação de Faro, senhor das águas, do verbo e da pureza. Associada à fertilidade da terra e da mulher, ela recolhe o sangue das vítimas oferecidas nos sacrifícios a Faro e leva até os céus, o qual retorna em forma de chuva.
As migrações das andorinhas remetem ao conceito do símbolo do Yin Yang baseado nesse ritmo sazonal: no inverno (yin) elas se refugiam, enquanto no verão (yang) elas saem. Nesse sentido, essa ave simboliza as situações cíclicas, a metamorfose, a renovação, a esperança e a ressurreição.
Para os marinheiros, a andorinha simboliza a boa sorte uma vez que avistá-la representava as proximidades com a terra firme. Além disso, reza a lenda que no momento que um marinheiro morria em alto mar, sua alma era levada para o céu pelas andorinhas, simbolizando a luz e a transformação."
Depois de ler tudo isso, comecei a apreciar ainda mais esta pequena avezinha que enfeita o céu, mas que além disso traz mensagens nos corações dos homens em cada canto da Terra.
Minha mensagem para hoje é: se você tem a felicidade de enxergar, faça com que seus olhos apreciem muito mais o que de belo existe, pois isso preenche a vida de amor. E se tem o dom de ouvir, ouça mais o universo e menos os erros dos homens. 
NAMASTÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.