Total de visualizações de página

140131

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

INTERDIÇÃO DE RECEPÇÃO

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Resultado de imagem para não vejo, não olho, não falo


Muito se fala em liberdade de expressão, aquela maneira de colocarmos para fora tudo que está em nossas mentes, sem que ninguém possa fazer nada com a informação, a não ser aceitar. Mas sabemos bem que não é assim a vida. Nem sempre essa liberdade é aceita e muitas vezes nos coloca em situações críticas. 

O homem criou leis para que nem tudo que sai de nossas bocas, possa ser aceito. Por exemplo, não podemos falar o que pensamos para uma autoridade, porque resultará em desrespeito. Ao redor disso, está o que chamamos de limite. Até onde podemos exercer nossas opiniões, sem que isso afete a vida e o limite de outra pessoa?

Dias atrás, conversando com minha irmã mais velha, ela me disse algo que já tinha ouvido, mas que para a situação atual cairia muito bem: -"Seja filtro, não esponja"! Aí comecei a me perguntar por que não existe "interdição de recepção", já que há liberdade de expressão? Seria algo do tipo "não deixo você falar o que eu não quero ouvir".

Parece engraçado, mas não deixa de ser apropriado, já que muitas vezes as pessoas, achando ou não que estão sendo justas, nos dizem ou escrevem coisas que não queremos ouvir e ler, pelo simples fato de que nos tira do sério, nos irrita e abala nossa estrutura. Se pudéssemos proibir o que vem de fora, seria ótimo! Talvez não houvesse tanto desequilíbrio, brigas e desafetos. Simplesmente diríamos a nós mesmos que proibimos receber quaisquer bobagens e bagatelas fúteis e sujas vindo de alguém.

Já imaginaram quanta tensão seria evitada? Talvez a resposta esteja realmente em ser filtro, não esponja. Quando me dei conta disso, comecei a usar esta tática, imaginando em mim um grande filtro, onde a babaquice escoaria diretamente para o esgoto. Confesso que há um certo desconforto ainda a ser trabalhado, mas a respiração consciente parece melhorar.

Sabem o que isso representa em nossas vidas? Um pouco mais de equilíbrio e paz.  Porque conseguimos seguir em frente sem adoecermos com as palavras e atitudes agressivas e destruidoras de alguém em nossas vidas. Isso não significa que devemos abrir a guarda ou ampliar nossos limites para deixar que alguém, sem nenhuma estrutura, se beneficie disso para atordoar-nos cada vez mais e insista nos seus ataques. Porque com certeza, encontramos em nossos caminhos pessoas tão egocêntricas, tão frustradas ou tão problemáticas que nunca deixarão de falar mal, criticar ou agredir alguém. Este é o grande alívio para elas que acham serem fortes e nunca levar desaforos para casa. Não sabem elas que precisam fingir uma vida doce e amável para os que mal as conhecem, para que sejam aceitas. 

Hoje estou criando em minha vida a interdição de recepção. Não vou mais permitir que meus ouvidos ou olhos sejam um canal de esgoto, onde a sujeira de alguém seja derramada neles. Vou deletar, sair de fininho ou deixar alguém falando sozinho. Talvez me fingir de morta ou começar a pensar em outras coisas, enquanto alguém fala. Porque essa é a nossa verdadeira liberdade! 

Quando começamos a nos afastar das pessoas e elas não entendem isso, talvez devêssemos abrir o jogo com elas e dizer: -"você é muito estúpido, muito chato, muito grosso e eu não quero isso na minha vida"! Quantas e quantas pessoas sentem a necessidade de sair correndo de seus empregos, das suas casas, da roda de amigos porque não aguentam mais ouvir baboseiras? Lembrem-se: fingir-se de morto, ser filtro, não esponja pode ser a tática. Nem sempre dá para correr. Mas quando puderem, saiam correndo, vão para bem longe, onde a vida pode, sem dúvida, ser bem melhor. 

Infelizmente, a sociedade é muito dissimulada, as pessoas encenam em seus próprios teatros. Nunca se posicionam, vivem andando em cima do muro, pois assim conseguem fama e buscam ser idolatradas na sandice dos iludidos. E, quando alguém as enfrenta é como se jogássemos óleo no fogo. Viram dragões enfurecidos com ameaças e joguetes tentando calar os que tem coragem. E que vivam os que não se acabrunham com isso.

Espero que se você esteja passando por processos parecidos, possa repensar sua maneira de agir e se libertar de pessoas manipuladoras. Porque todos tem o direito de viver em paz e serem felizes!

NAMASTÊ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.