Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quinta-feira, 31 de julho de 2025

O MEDO DAS RUGAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Quando olho para o rosto de um idoso que demonstra toda sua vida nos sulcos da pele, sempre me admiro. Aquela pessoa simplesmente vive! Não se importa em aparentar ser mais jovem, mas respeita cada marca que seus choros, alegrias, medos e fracassos o acompanharam.

Talvez muitos rirão do que vou escrever ou não acreditarão, porque ainda não chegaram a absorver a beleza do tempo. Realmente se sentir admirado é incrível, mas algumas pessoas parecem perder a essência. Conheci pessoas tão enrugadas que eram lindíssimas, tanto pelo brilho dos olhos, quanto pela luz.

Da mesma forma, algumas se desmancharam como se perdessem a forma original, a riqueza de suas verdadeiras formas e os contornos que marcavam uma personalidade. Respeito todos que vejo envelhecer com suas rugas, cabelos brancos e formas mais arredondadas no físico.

Também respeito quem tem carinho por si mesmo e acolhe seu corpo com amorosidade, para zelar por ele saudavelmente. Não estamos fazendo inscrição para desfile de pessoas perfeitas, apenas vivendo nossas vidas com o esforço e luta para nos manter felizes. 

Sem pensar no fator clínico, mas emocional, olheiras são causas de muita tristeza e choro. Bigode chinês também. Rugas na testa acusam as dúvidas e a raiva. E cada sulco demonstra nossos sentimentos pela vida. É como uma assinatura, da qual temos vergonha de mostrar ao mundo.

Mas existem pessoas que não se importam de deixar-se murchar, porque sabem o poder de se olhar no espelho e reconhecer-se. Perceber cada fase que viveu e as marcas que restaram, como num livro de memórias. A beleza está sendo fixada em nossas mentes com muito propósito, porque pessoas que se aceitam são mais difíceis de serem manipuladas. Pensemos apenas em quem somos e não como o mundo quer que sejamos.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 30 de julho de 2025

SEMPRE TEM ALGUÉM

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Almas simpatizam umas com as outras. Algumas criam tamanha afinidade que não se afastam durante toda uma vida. Apesar de não estarem grudadas, viverem juntas, jamais deixam de se comunicar, ajudar se preciso e estarem atentas com a vida do outro.

Muita gente se sente só neste mundo e talvez seja mesmo solitário. Mas, se observar bem, existe alguém pronto a lhe estender a mão. Talvez seja alguém que nem conhece ou que apenas está no seu caminho aqui e agora. E só por isso precisamos ter atenção às pessoas que, de uma ou outra forma, lembram que existimos e nos tratam com amorosidade.

Há corações bondosos, olhares atenciosos, sorrisos meigos e tamanha disposição para acolher e ajudar inundando os lugares por onde passamos. Sempre tem alguém que te ajuda a levantar, cujas mãos são mágicas. Sempre tem alguém para forrar um estômago faminto ou cobrir um corpo gelado.

Sempre tem alguém que consegue te acalmar e equilibrar suas emoções. Sempre tem alguém com tempo suficiente para te ouvir e deixar que você desabafe. Sempre tem alguém que oferece seu tempo para te cuidar.

E é por isso que precisamos ter um pouco mais de consciência sobre como tratarmos tais pessoas. Porque elas também precisam, em algum momento, de atenção.

Precisamos ser gratos todos os dias pelos anjos que Deus envia em nosso caminho. Talvez eles cheguem exatamente na hora que estamos desolados, desacreditados ou desamparados, prontos para agir sem pensar. Sempre tem alguém para segurar nossas mãos.

NAMASTÊ 

domingo, 27 de julho de 2025

FAZ PARTE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Faz parte ser feliz,

Mas também ter dias tristes.

Faz parte a sábia palavra,

Mas também o torpor mental.

A loucura faz parte de tentar novidades.

A razão faz parte da sã consciência. 

Às vezes é bom ser louco, noutras horas é melhor raciocinar.

A culpa faz parte do arrependimento de ter feito ou deixado de fazer.

Esse turbilhão de dúvidas e idéias faz parte da ansiedade.

A respiração faz parte do controle.

Faz parte se irritar, mas também tentar ouvir e compreender.

Faz parte se isolar quando nos sentimos rejeitados, desamparados ou fora do círculo.

Faz parte fechar os olhos para não ouvir e contar até dez para não destruir.

Faz parte deixar para terminar depois e não ter vontade de terminar.

Faz parte cada parte do que somos , pensamos e fazemos.

Mas não faz parte sair antes do jogo terminar, de cortar o laço sem pensar, de dizer adeus imaginando voltar.

NAMASTÊ 


sábado, 26 de julho de 2025

MAIS UM DIA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Deus nos agraciou com mais uma oportunidade. Acordamos e vemos a vida! Precisamos ter consciência do que realmente importa, vivendo o aqui e agora.

E o que significa isso? Significa prestar atenção no que acontece ao nosso redor. Ir até a janela e ver a natureza, os pássaros e o céu. Olhar nos olhos de quem mora conosco, observando detalhes, talvez nunca vistos.

Saborear o café da manhã com tranquilidade, olhar para a própria casa e agradecer tudo que se conseguiu na vida. Quem sabe pensar na própria trajetória de vida, seja você um idoso, jovem ou criança. Todos já fizemos tantas coisas, conhecemos muitas pessoas, realizamos tarefas e lutamos contra as adversidades.

Desde que entramos na vida, cada dia é diferente, trazendo novidades, idéias e problemas para resolver. Mas, se estamos aqui é porque ainda tem o que fazer, o que dizer e o que aprender.

Tenhamos paciência, sejamos disponíveis, alimentemos a esperança. Uns dias são mais divertidos, outros mais difíceis. Facilitar significa não sair do caminho da sensatez, da responsabilidade ou do que é correto. 

Nada se leva nas mãos, mas tudo se leva na alma. A sabedoria está em buscar conhecimento, dignidade e o amor. Se Deus nos deixou mais um dia para aproveitar é porque ainda não está completo nosso livro da vida. Façamos que as páginas em branco sejam escritas com histórias divertidas, alegres e que tragam paz para nosso espírito.

Afinal, é nossa assinatura que estará na última linha.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 24 de julho de 2025

SILENCIAR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



É necessário se calar!

Fechar as portas e só ouvir.

Observar e analisar.

Entender o que incomoda ou o que não satisfaz.

É necessário se afastar!

Deixar de acreditar na imagem fictícia de relações profundas,

e perceber a superficialidade delas.

Deixar-se conduzir pela transformação.

É necessário abrir espaço!

Nosso próprio espaço! 

Onde a mente se organiza e não espera mais nada de ninguém, porque isso é muita expectativa.

Quando tudo está bem, ou achamos que está, somos abandonados no meio do caminho.

O silenciar é um grito para o mundo. Por que nos ouvem no silêncio e não no nosso barulho?

Há mais no silêncio do que a falta de som. É como se a voz interior nos fizesse companhia. A melhor companhia! Ela responde aquilo que não perguntamos. E nos mostra o esforço que fazemos para não nos decepcionarmos.

Silenciar é necessário! É fundamental ter esse tempo e precisamos respeitá-lo. Não tem por quês, nem razão para explicar. É apenas respeito por nós, nossa vida e nossa mente. 

Silenciar é bom para a frustração com um mundo tão cheio de opiniões e desatenções. Um mundo que implora cortesia, mas esquece a solicitude. Um mundo que te deixa no vazio, mesmo você tentando preencher o espaço. 

Para tanto, é bom silenciar, pois é do silêncio que vem o melhor de si. É de deixar o pensamento fluir que se consegue retorno sobre o que virá a seguir. E isso é importante, mesmo que o caminho se transforme.

NAMASTÊ 


segunda-feira, 14 de julho de 2025

O PAVIO DA VELA

Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Temos que acreditar no poder de Deus sobre tudo e todos. Tem dias que olhar ao redor, deprime. E é impressionante como um pequeno deslize na fé, já nos deixa assediados por energias estranhas. 

Para quem ainda não está ambientado com as movimentações energéticas ao seu redor é fácil se deixar envolver e nem notar o que está acontecendo na vida. Mas, quem lida com trabalhos de energia já nota a diferença sobre essa interferência. 

Pontos de luz são pessoas usadas para acender seu pavio e iluminar a si mesmas e onde caminharem. Não há dúvidas sobre a existência dessas pessoas que chegam de repente e conseguem erguer a vibração no ambiente. Infelizmente, ainda não vemos o que se passa para estarmos perdendo o equilíbrio e querermos sempre ter razão, sem ouvir. Mas, se conseguíssemos apenas orar e lembrar de elevar essa energia durante as discussões, as dúvidas e as contrariedades, alimentaríamos o faminto, não com a desgraça, mas com a substância que acorda e evolui: o amor!

É normal sermos atacados bem no que nos machuca profundamente, caso contrário não nos importaríamos tanto a ponto de questionar nossa fé. Porém, se conseguirmos ter um ponto em que deixemos de ter raiva para observar como mudar a situação, atingiremos um vislumbre para inovar, criar e descobrir que novas possibilidades se abrem diante de nós, acendendo nosso pavio.

É importante nossa percepção! Cada um de nós têm uma frustração, um medo ou uma mágoa interna que são usados como pólvora para detonar nosso equilíbrio. Seja através dos que amamos, nossas amizades ou até de nós mesmos, influências nocivas podem levar à depressão. E neste estado é como se resolvêssemos morar no congelador, além de criar distanciamento nas relações.

Quando se reza, nossa aura se amplia como a aura de uma vela. Ela vibra e afasta o que está nos molestando deixando espaço para o discernimento. Assim, nossos mentores, os anjos e até antepassados conseguem vibrar e nos auxiliar, levantando nossa capacidade de libertação.

Portanto, a mensagem é para deixarmos que seja o amor o guia fundamental de nossas vidas. Ter razão é apenas orgulho, mas ter consciência é a grande verdade. E consciência se encontra no silêncio, ao olhar para o pavio de uma vela incandescente.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 11 de julho de 2025

SOMOS BALÕES

 Autoria: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Cheguei a conclusão que nossa vida é como um balão de festa. Com o passar do tempo ele vai enchendo lentamente e num determinado momento ele vai murchando.

Todo esforço que temos em iniciar a jornada, aprendendo a ter a própria individualidade se parece com aquele jeito de esticar e soprar tentando colocar o ar para dentro do balão. Muitas vezes ele escapa e volta à posição inicial, assim como nós que caímos e levantamos.

Na insistência, vamos conquistando nosso espaço, como o ar no balão. Quanto mais inflado, significa que conseguimos prosperar, criando uma família, uma profissão e impondo nossas vontades. Precisamos ter cuidado com exageros no volume e firmeza em segurar o alicerce, para não termos surpresas e deixar ir o que já conquistamos.

Chegamos no auge de nossas vidas quando o balão cheio e em evidência começa a enfraquecer a estrutura e, o ar, sensivelmente, vai deixando a embalagem. Uns se mantém mais tempo que outros. Tudo que construímos vai aos poucos sendo liberado para o universo. Nem sempre é sobre o material, mas também sobre sucesso e conhecimento.

A dura e autêntica realidade é que apesar de todo esforço para colocar ar no balão, ele não se manterá. Num belo dia, não voará mais pela sala, mas se aconchegará no sofá. Quando murcho, não atrai muita atenção e muitos nem lembram que um dia, aquele foi um lindo balão. Chegará o dia em que tudo que conquistou já não está mais em suas mãos ou mente, devido às diversas circunstâncias que a vida nos prega. Uns seguram o máximo que podem o ar do balão, mas ele escapa imperceptivelmente.

A história se repete para todos, com a diferença de que alguns deixam ir e outros tentam fazer com que o balão tenha um lugar mais adequado para terminar sua jornada, na ilusão de que um dia, ainda venham ter a sensação de outrora se sentindo nas alturas.

Mas, a existência nos ensina que mesmo fazendo de tudo para amar, unir, ajudar e pertencer, isso não enche mais o balão, porque uma nova era nos substitui e ela está focada em encher o ar de seu balão e não do nosso. E tudo que resta para as borrachinhas amassadas é sonhar agora com o vôo da alma.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 10 de julho de 2025

SENSAÇÕES

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Muito do que vivemos vêm dos nossos sentidos. Cada bom ou mau sentimento parece ser revelado conforme o que ouvimos, vemos, cheiramos e tocamos. Nossas experiências de vida vão se moldando com nossas sensações.

Essas sensações nos causam bem estar, lembranças, medos e até asco. E, a todo instante, fazem parte das nossas vidas mostrando ao mundo quem somos, através de nossas reações. 

Hoje cedo, tomei um café com torrada feita na hora e, após voltar à cozinha, lá estava o cheiro delicioso da manhã, que nos prepara para o dia à frente. Isso me inspirou ainda mais, pois meu cérebro entende que aquele cheiro peculiar me conta o quanto esse momento é único para mim. Por favor, não estraguem meu café da manhã!

Ao regar minhas plantas resolvi colher algumas ervas para um chá e o cheiro delas ficou um minhas mãos tornando tudo balsâmico. Não basta ter plantas, precisamos conversar e tocar nelas. E, ao arrancar um galhinho que seja, agradeço por ela me servir com tamanha afabilidade.

Se soubéssemos a importância dos nossos sentidos, tenho a certeza que muitos começariam a olhar mais os detalhes, ouvir nas entrelinhas, saborear texturas e sentir condimentos como um ato sagrado, cheio de reações químicas que nos alertam para um crescimento maior de quem somos, o que gostamos e nossa resposta ao mundo.

Existem duas espécies de pessoas: as que se encantam pela pequenina flor que nasceu solitária na mata e as que pisam nela sem nenhuma dor. Quanto mais acariciamos, ouvimos, fechamos os olhos para as fragrâncias que ao acaso se apresentam, mais teremos consciência de que precisamos uns dos outros e todos da natureza. E, se usarmos esses sentidos, abriremos, cada vez mais, as portas para a nossa visão intuitiva. São os mais sensíveis que conseguem chegar lá.

NAMASTÊ 

sábado, 5 de julho de 2025

ABENÇOE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Eu abençôo o novo dia para que ele seja a soma de bons sentimentos e ações.

Eu abençôo meus olhos para que enxerguem muito além do meu julgamento.

Eu abençôo minha boca, para que cada palavra seja justa e pensada, levando certezas e aprendizado.

Eu abençôo meus ouvidos para que filtre o que escuto, deixando invadir meu cérebro somente com o que for para me dar paz e alegria.

Eu abençôo meus pés para que pisem firmes e não se machuquem, mesmo em caminhos cheios de obstáculos.

Eu abençôo minhas mãos para que entreguem carinho e sejam fortes para afastar o mal.

Eu abençôo meus braços para que se abram e acolham quem está perdido e necessitando de amor.

Eu abençôo meu lar para que seja um templo sagrado e que só quem for bom e de intenções honestas entre nele.

Eu abençôo meus pensamentos para que desviem das maldades e se encaminhem por veredas iluminadas.

Eu abençôo minha aura para que receba a luz Divina, ampliando-a e fechando-a por completo, a fim de me proteger.

Eu abençôo meus órgãos que nunca param de trabalhar e se esforçam para me ver com saúde.

Eu abençôo minha vida para que ela seja relevante e não desperdiçada com atitudes e escolhas ruins.

Eu peço a bênção de Deus para que  Ele me ajude a construir valores necessários ao meu desenvolvimento pessoal e espiritual.

Assim seja, assim é, assim será!

NAMASTÊ 



sexta-feira, 4 de julho de 2025

O PROBLEMA DAS BELAS PALAVRAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



O problema das belas palavras é que elas só são sentidas por quem está aberto a recebê-las. Elas são ignoradas pelos rebeldes, cheios de raiva e impacientes.

Existem milhões de convites e formas de nos fazer despertar internamente, mas muitos dormem seu sono da ignorância e desprezo. Estão focados ainda em destruir, enganar e maltratar e, por mais que a vida lhes mostre que podem agir de outras formas, a fim de se sentirem bem, insistem em colocar as mãos nos ouvidos ou tapar os olhos para não ouvirem ou lerem algo que possa lhes curar.

Obviamente, escolhas são feitas e tais pessoas parecem gostar de andar com os pés amarrados, enlameados ou presos na própria amargura. Precisam passar por processos árduos, dores intensas na alma e chorar suas crises emocionais. Quando pedem ajuda, as belas palavras não serão ouvidas, se ainda quiserem sofrer. Existem saídas, existem curas, mas precisamos buscar dentro de nós a força que nos impulsiona às mudanças positivas.

Por isso é tão difícil orientar, ensinar e aconselhar pessoas que não se importam. As belas palavras entram pelos ouvidos e não são processadas como deveriam no cérebro. Enquanto a mente estiver fechada, essas belas palavras ficarão para fora, sem tocar o coração. Existem pessoas que precisam mais do que palavras. Precisam de atitudes, de visão de mundo e integração com a vida, de forma a terem experiências importantes e profundas que toquem sua alma.

Portanto, se você muda com palavras é sinal de grande sensibilidade, mas caso contrário precisa ir em busca de realizações dinâmicas e manifestar interesse em sua própria evolução. Se não se encanta com leituras, mas quer alimentar o espírito de conhecimento, saiba que há muitas formas de encontrar a satisfação em prestar serviços a quem necessita ou para a comunidade, colocando ação acima das palavras.

NAMASTÊ 


terça-feira, 1 de julho de 2025

O INTUITO DA ORAÇÃO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Deus, às vezes, com toda minha fé, me perco. Olho ao meu redor e não consigo compreender certos cenários. Quando rezo para achar saídas, lembro sobre o livre arbítrio e não sei bem se entendo sobre meus direitos de interferir. Porém, meu coração comanda minhas intenções e me vejo em oração.

Não sei bem como essa energia pode envolver de forma abundante as pessoas que estão nas minhas preces.  Imagino-as envoltas em correntes de luz, em bolhas douradas e em feixes violetas, pretendendo curá-las, protegê-las e libertá-las das suas dores ou desvios de caminhos. Li em algum livro que não devemos rezar por alguém, porque interfere na sua manifestação de vida. 

Mas, quem somos nós, se não podemos, de alguma forma, ajudar aqueles que ainda não aprenderam a se guiar pela luz interna que existe dentro de cada um? Quem sabe orando, podemos entregar uma lanterna que ilumine o caminho, ou a chave para descobrir a verdadeira essência divina, sem que precisemos dizer nada às pessoas. E, na discrição, trabalhamos a caridade.

Contudo, ainda acredito na forma de energia benéfica que conseguimos emanar quando há amor, desejo e forte intenção numa oração. Se muitos conseguem sentir que há algo mais do que se vê, é porque o despertar está acontecendo, deixando inclusive a ciência curiosa. E, meu Deus! Que estas energias possam ser sentidas e as orações ouvidas, criando uma grande fraternidade energética e divina que auxilie aqueles que tanto amamos e que cegam seus olhos com os véus da ignorância, da dúvida, do orgulho e da descrença.

Deus, eu peço que estas palavras cheguem até Vós e que me ajudem a descobrir o que fazer para livrar os que estão necessitados da negligência. E, se apesar da minha oração o livre arbítrio ainda for o maior peso, espero de alguma forma ser apenas um instrumento de auxílio, sem prejudicar o que cada espírito escolheu para sua própria ascensão. Que eu mesma entenda seus desígnios e tenha sabedoria para aprender muito mais sobre o grande poder da oração.

Gratidão Deus!

CORAÇÃO APERTADO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Um coração apertado é aquele que tem tanto amor, que não consegue achar espaço para a raiva. A mente   manifesta, mas o coração se fecha. 

Um coração apertado dói. Dói porque as agulhadas da mente tentando derrubar um sentimento bom em decepção, são como poeira nos olhos. Machuca e tira de nós a visão ampla da vida.

Um coração apertado é sinal de intuição. Quem dá valor, sabe que algo está por vir, trazendo notícias boas ou ruins.

Um coração apertado traz um pouco de angústia, porque não entendemos essa energia. Talvez ele nos prepare para algo inesperado.

Um coração apertado vai transbordar ou de alegria ou de lágrimas. Porque estamos ligados a outros corações. Essa ligação é uma via onde a energia se liga de um para outro, principalmente quando o amor é intenso.

O coração apertado só pede ar. Então precisamos respirar, nos conectar com o mais profundo ser que existe em nós e sentir o silêncio que traz respostas.

Um coração apertado não engana, mas pede compreensão e atenção. Porque quando ele bate apertadinho, alerta a mente inconsciente. E podemos pescar o que o universo está avisando, nos preparando para o que virá.

NAMASTÊ