Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
As coisas vão ficando para trás... amores, hábitos, histórias, como a gente era fisicamente. A cada dia tudo se renova, seja por uma simples célula, seja nossa maneira de viver, de enxergar os erros, de movimentar a energia.
A famosa frase "mas você fazia assim", só nos remete a um passado que já não faz mais parte da nova concepção de vida para nós. Essas mudanças são nosso crescimento e aprendizado ao longo da vida com as observações e tudo que realizamos, passamos e enfrentamos. Os mais novos, como ainda não tiveram toda essa experiência, não compreendem que houve essa mudança interior. Mas chegarão, com certeza, neste despertar.
É incrível como cometemos erros por orgulho, educação, insensatez e outros adjetivos que acabaram nos desviando de um caminho, talvez mais interessante. Quantos de nós, se pudessem voltar atrás, teriam outras escolhas. Infelizmente, o tempo só pode ser aproveitado agora com melhores atitudes e definições. Isto é libertar-se das amarras do passado. Porém, a energia e a força da juventude já não é mais a mesma. Em compensação a sabedoria é bem maior.
A tenra idade parece trazer tempo para observar mais e, através da própria experiência boa ou ruim do nosso passado, buscamos orientar e abrir os olhos dos mais jovens, por pura proteção. Na maior parte das vezes, não ouvem e nos acham ultrapassados. A compreensão vem com o tempo e, com os erros ou acertos, também acabam por fazer parte de um livre arbítrio que será uma fonte de orgulho ou frustração no futuro.
Mas esse é o ciclo da vida. As escolhas são feitas e as consequências delas nos seguirão por toda a vida. Cabe a nós, mesmo com os olhos já cansados, o físico despreparado e a mente não tão alerta, ainda ensinar, guiar e tentar mostrar o que aprendemos aqueles que abrem caminho por esta grande floresta cheia de perigos e artimanhas, que é o mundo em que vivemos. Talvez com pequenas atitudes possamos ajudar e deixar algo de bom sobre a grama que será pisada pelos descendentes.
NAMASTÊ
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.