Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

terça-feira, 2 de abril de 2019

POVOS ANCESTRAIS

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Imagem relacionada

É uma pena que amadurecemos tão tarde. Gostaria de ter me apaixonado pela história na época estudantil. Mas, infelizmente isso só veio muito tempo depois e me deixei levar pela vida que tinha, sem me esforçar para realizar um grande sonho. Ser antropóloga e arqueóloga. Talvez seja fácil culpar opiniões, mas na verdade a culpa é minha por decisões e medos.

Hoje, me deleito em documentários sobre os povos, suas tradições e culturas. E a vontade de escrever sobre isso veio após um trabalho espiritual que realizei ontem e que tive o auxílio de um guia indígena maravilhoso . Sempre fui apaixonada pelos indígenas, pelos aborígenes e por povos que, no seu silêncio e particularidade, demonstram uma sapiência incrível com os mistérios do universo.

Infelizmente, os próprios descendentes, já encantados com o progresso e o capitalismo, levam a falência todo o ensinamento de séculos vividos pelos ancestrais. Mesmo assim, ainda existem os que fazem questão de dar continuidade à toda história e preceitos repassados. Eu respeito tudo que vem de pessoas cujas vidas são baseadas na experiência da liberdade e no contato direto com a natureza, buscando através disto seu sustento e obtendo o conhecimento de tantas coisas esquecidas por nós, que vivemos presos em nosso próprio ego.

Os povos ancestrais da Terra, ao mesmo tempo que parecem estacionados neste tempo, estão distanciados de nós em sabedoria e conhecimentos. Parecem ter uma vida mais leve, mesmo sacrificada e sem recursos que consideramos prioritários. Através de seus rituais, curam, prosperam e aprendem. Obviamente, me refiro aqueles que não saíram de suas raízes, que ainda hoje perduram em suas terras, celebrando a cada dia a força da mãe terra.

Eles sobreviveram ao homem "civilizado"! Nos achamos senhores de tudo e egoisticamente os expulsamos da própria terra, da própria casa. Alguns de nós, não satisfeitos com suas grandes áreas já adquiridas e cercadas, expulsam os donos reais para justificar o progresso.

Mas o que enfim estes povos nos ensinam? Por que tantos de nós tem tentado os imitar e até fazem cursos para aprender a ser como eles? Talvez porque dentro de nós existam fagulhas de vidas passadas ou apenas uma grande simpatia pelo modo de vida dessas sociedades. Vivemos à procura de nossa verdadeira identidade. Passamos a vida testando grupos, seitas e religiões para encontrarmos nosso caminho de luz. Cada pessoa busca isso e, dependendo da própria energia, acaba se conectando com alguma comunidade.

Enfim, se tivermos a oportunidade de nos sentarmos um dia e ouvir histórias sobre esses povos, ou melhor ainda, com eles, poderemos entender melhor o que significa energia e sabedoria. Talvez as escolas devessem levar seus alunos in loco para estudar e aprender sobre os povos ancestrais da Terra. Com certeza, além do conhecimento, entenderiam o respeito.

Cada canto mantrado, cada instrumento usado, cada dança tem um significado energético e espiritual. Respeitam seu próprio povo e a natureza que lhes sustenta. Idolatram a terra e veneram as estrelas. Segredos passam de geração à geração. Enxergam longe e através de. Então, esses povos, habitantes de diversas regiões do planeta merecem aplausos pela dignidade com que tratam as suas vidas.

E nós, devemos ser gratos pelos ensinamentos que eles confiaram em nos contar e mostrar. Aos povos ancestrais, nossa grande consideração. Apesar de não termos descoberto exatamente quem são e como chegaram aqui, sabemos que por trás da cortina o significado é sempre a sabedoria.


NAMASTÊ

Um comentário:

  1. Gostei do que li e identifico-me com as opiniões por si expostas.
    Assim sendo é evidente que vou começar a seguir com alguma expectativa e curiosidade este blogue, esperando que as cortinas continuem bem abertas para que a luz possa entrar e cumprir a sua missão.
    NAMASTÊ

    ResponderExcluir

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.