Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sexta-feira, 8 de junho de 2012

CASAR OU NÃO CASAR...THAT'S THE QUESTION!

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Resultado de imagem para casar ou não



Depois do casamento dos meus sobrinhos Natália e Lucas, resolvi escrever sobre este evento.
É tão inspiradora toda essa correria dos preparativos, a ansiedade dos familiares, a mudança que ocorre no humor das pessoas.

Mas, o que é casar? Eu não sei se sou a pessoa mais indicada para falar sobre isso, pois tive um casamento que não durou eternamente, como a gente pensa que dura. Em compensação, acredito que fomos vitoriosos em nossa união pelo simples fato de darmos continuidade à vida. Fomos instruídos inconscientemente a dar oportunidade para dois espíritos encarnarem na Terra e só isso já é o suficiente para a felicidade.

A gente cresce pensando em um dia formarmos nossa própria família, termos nossa própria casa e seguir nossas vidas através de um roteiro pré-programado pelo tempo.

Então encontramos aquela pessoa que parece encaixar-se perfeitamente nos nossos sonhos. Nos aproximamos, tentamos nos fazer notar, os olhares são trocados e sorrisos sem graça participam da festa. No meu tempo até trocávamos fotos para que pudéssemos estar mais próximos de quem já começa a comandar as batidas do coração. E quando se toca a mão da pessoa pela primeira vez e sente-se aquele arrepio diferente, percebemos que achamos nossa alma gêmea. Aí vem o namoro, o noivado e, por fim, o tão esperado CASAMENTO.

É uma pena que os jovens, que casam no momento certo (se é que ele existe), não tenham a maturidade dos mais velhos para saberem como lidar com suas ansiedades e medos naturais dessa idade. Tenho muito orgulho daqueles que conseguem conviver com as intempéries de um casamento, pois nem tudo é o mar de rosas que se imagina.

Primeiro temos que saber dividir e acho que é por isso que Deus criou a união, para que aprendêssemos o significado da palavra repartir, doar-se. Repartir nosso tempo, nossas coisas, nosso ambiente... Depois temos que saber lidar com o humor da outra pessoa que não será o mesmo todos os dias. E ainda tem os defeitos, nossos e os do outro. Imaginem o quão difícil é para todos lidar com isso dentro do mesmo ambiente todos os dias, além de carregar os problemas do trabalho.

Acho que a paciência e o amor formam a dupla essencial para que um casamento e até um relacionamento possam dar certo. Em seguida e de forma muito importante vem o respeito. Não só o respeito em termos de traição, mas o respeito das atitudes e palavras.

Acho que qualquer relacionamento vai minando quando palavras são "mal ditas" e ações são bruscas e violentas. O perdão é algo lindo quando merecido. Quem perdoa está acima de qualquer coisa, mas quem se deixa prejudicar e continua se deixando desrespeitar está, não só se desvalorizando, como criando abertura para atitudes mais insanas do seu parceiro, já que não sabe impor seus próprios limites.

Há os que adoram sofrer por amor, os que pensam antes na sociedade e os que pensam demais na comodidade de suas vidas e continuam num casamento infeliz para acreditarem que algo deu certo em suas vidas. É lindo ficar casado e fazer bodas e todos que casam gostariam de chegar nos 75 anos de amor. Mas saibam que esse amor ou casamento com o tempo se transforma em companheirismo, amizade e muito, mas muito respeito. Caso contrário, você poderá estar casado, mas mesmo assim será um fracassado e infeliz.

Casar antes de mais nada significa unir, juntar forças, paciência, respeito, amizade e companheirismo. Hoje em dia as pessoas preferem pular de galho em galho buscando o amor verdadeiro sem ao menos tentar melhorar a si mesmo. Tudo vira rotina, até mesmo os novos relacionamentos, não se iludam.

O triste é que as pessoas sabem casar, mas não sabem separar. E ai vem os grandes problemas: brigas, ofensas, provocações, filhos desamparados e toda espécie de estresse que simplesmente não leva a lugar algum, somente à dor e tristezas. O ser humano não sabe lidar com a perda, ou melhor, não sabe lidar com sua vaidade, pois que aquele que é recusado se sente humilhado em sua vaidade e imediatamente sua SOMBRA se coloca a caminho. 
 
Eu, particularmente não acho que a gente tenha que se torturar para dizer que o casamento está durando. Acho que temos que SER FELIZES seja casado, seja solteiro, seja namorando. Porém, é preciso ter bom senso e TENTAR. Sair antes do espetáculo terminar pode ser considerado covardia ou falta de fé em si e no outro.

O importante é saber criar, inovar, modificar talvez algumas coisas que estão ficando monótonas se existe realmente amor. Às vezes, podemos nos surpreender com a atitude do outro quando nos esforçamos e até fazer renascer das cinzas aquele encantamento que existia no passado.

Mas se você pensa só em corpo perfeito, não se iluda! Você jamais vai se encaixar num relacionamento verdadeiro, porque a essência de toda união está em SER e não em TER. Se não buscar descobrir encantamentos que possam estar adormecidos, carinhos que possam dar mais entusiasmo à relação, conversas que já a muito tempo não se compartilha e outras coisinhas que fazem crescer a união, você estará propenso a minar a relação.

Relembrando:

QUER SER FELIZ COM O COMPANHEIRO?
* divida carinho, alegrias, tristezas, medos, comidas, cobertas...
* ouça as palavras e o silêncio
* ajude a pensar, na arrumação da casa, no cuidado dos filhos...
* respeite sua casa, seu ambiente familiar, o corpo e a vida do outro, o valor do dinheiro, o momento do outro, seus objetos particulares...
* compartilhe alegrias, tristezas, viagens, segredinhos...
* saiba respeitar também a individualidade do outro, pois ninguém deixa de existir quando tem uma relação.
* inove: viaje para novos lugares, conheça pessoas e amigos, saia em cinemas, teatros, compre roupas que agradem, coloque um vaso de flor na sala, presenteie de surpresa
* seja alegre e esperançoso, pois é muito desestimulador ter alguém sempre de cara feia e aborrecido a seu lado.
* elogie a comida, a roupa, o cabelo, a maquiagem, o carro novo, o perfume. Todos adoramos isso e faz bem.
* cuide da sua aparência, da sua higiene, do outro quando estiver doente, da limpeza da sua casa.
* crie oportunidade para conversas, um ambiente de alegria e compreensão

Tudo isso colabora para uma vida a dois melhor e mais saudável. Mas o CASAMENTO perfeito não existe, pois PESSOAS PERFEITAS não existem. Portanto, quem quer ter uma relação antes de mais nada precisa se RESPEITAR para que o outro aprenda a RESPEITÁ-LO.

Tomara que todos nós possamos ter um AMOR e saber levar esse amor para o mundo da alegria.

Parabéns aqueles que estão conseguindo se relacionar!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.