Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

O FILHO PRÓDIGO DE FEVEREIRO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Toda família tem um filho desajustado, aquele que some e aparece tempos depois, trazendo com ele histórias e "causando". O mês de fevereiro não é diferente. Ele tem um desses filhos que sai por aí e nem sabemos onde fica, enquanto o tempo corre. De quatro em quatro anos ele resolve voltar.

Muitas pessoas vêm ao mundo neste dia vinte e nove e ficam sem saber exatamente quando festejar seus aniversários. Se pensar bem, criamos estes ciclos para nos posicionar na vida, mas no fundo, o tempo e o espaço só existem na concepção da nossa mente.

Mas vivemos nisso e está próximo o retorno desse ano que traz o filho pródigo. E com ele vem as crendices do tal ano bissexto. Quem assistiu o filme "Casa Comigo" sabe bem que uma delas é a de que a mulher, neste dia, pode pedir a mão de seu amado em casamento. Vem da lenda de Santa Brígida, reivindicando uma postura libertadora para as mulheres. Alguns acreditam que casar neste ano traz má sorte.  Já os africanos consideram um dia perigoso e de danação e se entregam às orações.

Seja lá no que acredite, na verdade tudo isso não passa de crenças e que acabamos digerindo, com medo do insucesso. Talvez existam boas histórias que este filho de fevereiro traga no ano que vem. E como todo pensamento é uma forma de energia, aquilo que vibramos e imaginamos poderá acontecer, ainda mais se unirmos todo o medo das superstições. 

Então preparem-se para o ano bissexto para vir com pensamentos construtivos e idealizadores. Talvez precisemos acolher com mais amor e carinho o filho que não tem sossego e que se aventura pelo cosmos. Se você tem um filho assim, tenho certeza que seu coração se enche de paz ao vê-lo adentrar pela porta.

Este é apenas um texto interessante e pode trazer mudanças conceituais. Mais um mês está acabando, mas fica entre parênteses o dia do filho pródigo. 

P.S. Conquiste aquilo que deseja, pois o universo é um celeiro de amorosidade.


NAMASTÊ 

domingo, 26 de fevereiro de 2023

ALIMENTE VIDA EM VOCÊ

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Existe uma beleza dentro de cada ser humano ainda não definida ou controlada chamada força interior. É surpreendentemente fantástica e que inspira-nos a viver. Não fosse ela, talvez desistíssemos com facilidade perante às turbulências da vida.

Quem consegue ficar em silêncio ou em meditação percebe mais facilmente os dias ou momentos em que algo está mais intenso e vibrante dentro de nós. Tem dias que essa força se amplia com o simples fato de conseguirmos algo bom e que nos enche de esperança. Esse sentimento ou química no corpo favorece sensivelmente nossa saúde e energia. Termos um objetivo ao acordarmos é a base para um dia mais feliz.

Talvez a energia bloqueada, que não consegue se expandir através do coração é o que causa a depressão, que nada mais é que uma tristeza por não participarmos da existência, de maneira mais satisfatória. Quando falta em nós essa simples consciência de bem estar, nosso corpo parece desligar algumas sinapses que repassam ao cérebro a força interior e nos deixamos abalar. E sentimentos como medo, agonia, tristeza profunda e pensamentos de desistir ocupam espaço no mental.

Por isso, ter um objetivo ao acordar, seja ele de limpar sua casa ou ir visitar alguém, já faz a diferença. Mas precisamos algo além do simples dia. Algo que diga para nossa mente que estamos focados num determinado trabalho e ação. Essa é a importância de ajudarmos alguém que se sente desgostoso com a vida. Ensinarmos ou darmos um objetivo que "ele goste" de fazer e estimulá-lo. Esse objetivo pode ser qualquer coisa que nos faça acordar e ter uma continuidade no simples trabalho ou ocupação. 


Não seja aquele que abate o feliz! Quando alguém sente vontade de algo bom e construtivo, precisamos dar apoio para que esta pessoa não tenha dúvidas e caia no medo. Temos um limiar entre o euforismo e a depressão. Precisamos saber dosar nossas atitudes, mas estimular nossa força interior com meditação,  oração ou o que quer que seja nossa forma de buscar essa energia.

Fato é  que sentir-se bem e feliz é sem dúvida alguma, tão revigorante para a alma, como saber que fazemos parte deste todo, colaborando com alguma coisa e não apenas sendo um número. Todos somos importantes e temos uma função na família, nas amizades, no emprego ou até nos momentos de lazer. A diferença entre uns e outros é a auto valorização e a confiança,  deixando para trás o que ou os que não se importam ou te ignoram. 


Portanto, se conseguir ficar uns minutos em silêncio,  sozinho, num local afastado e sem barulho, pergunte-se o que te faria feliz. Deixe que a resposta venha sem qualquer força mental. E não tenha medo de seus pensamentos. A hora de mudar é hoje, aqui e agora. Alimente vida em você! E dê o "start" para tua sobrevivência e passagem por esta dimensão ser de grande valia, pelo menos para você. 


NAMASTÊ  

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

OLHOS DA ALMA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Todo dia acordamos, se ainda vivemos. Mas nem todo dia acordamos para aquilo que nos incomoda, machuca ou aflige. Se o ato de  abrir os olhos viesse acompanhado do despertar interior, talvez tudo fosse mais fácil. Tem dias que estão unidos e daí damos um grande passo.

Onde será que guardamos aquilo que nunca ninguém vai perceber, entender ou saber? Seria em alguma parte do cérebro ou talvez no coração? Quantas e quantas pessoas tiveram transformações após um trauma cerebral? Ficaram mais inteligentes, ou começaram a ter visões ou ainda despertaram dons que nem imaginavam que tinham. Então, será que temos um potencial latente e que por um estímulo muito forte pode surgir?

Obviamente, deve existir uma forma de descobrirmos, sem ter que nos machucar. Seria maravilhoso de repente achar a fórmula certa para poder subsistir e resistir às intempéries emocionais da vida. Erguer a cabeça e finalmente entender a total liberdade que cada um tem de seguir seu caminho, sem nos questionarmos se a distância viria por desamor ou algum outro sentimento de abandono.

Abrir os olhos físicos não é o mesmo que abrir os olhos da alma. As vezes, estes últimos ficam fechados por longo tempo, causando confusão mental e atrapalhando o desenrolar das nossas vidas. Não sabemos exatamente o que fazer e como, forçando-nos a patinar em terreno nada conhecido.

Muitas vezes, quando nos sentimos plenos e cheios de energia, sentimos lampejos de luz. São as certezas vindas da mente e do coração alinhadas à vida pulsante que percorre nossos corpos. Se pudéssemos manter essa energia constante, nos livrariamos  do que nos perturba o espírito. Mas ainda não conseguimos tal força e somos derrotados  por nós mesmos, deixando-nos à mercê das interrogações.

Somos grandes atores, representando vidas saudáveis e felizes, achando que a platéia estará mais presente para assistir comédia, do que drama. É assim que nos comportamos, a fim de não fragilizar ainda mais nossas vidas, através do simples som de nossas palavras. Porque explodir e colocar o que nos incomoda fará expectadores pedirem reembolso e se retirarem sem barulho.

Descobrir a chave para essa libertação é nosso grande propósito. Estar plenamente em paz, sejam lá quais nós se fizeram e que precisamos desatar, fará com que ao abrir os olhos físicos toda manhã,  possamos enxergar com nossa alma, saboreando a essência de respirar e esquecendo aquilo que nos tira o direito de ser feliz. A interiorização sempre é importante. Precisamos respeitar e entender isso. Mas creio que este planeta ainda não esteja em tal elevação e teremos que suportar algumas dores... calados.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

OS UNICOS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Obviamente, cada pessoa é única. Mas nem todos estão conscientes disso. Estão sempre buscando ser únicos em alguma coisa que os faça famosos ou ter credibilidade. E fazem loucuras por isso.


Mas existem seres que são realmente únicos e que passam pela vida deixando seus legados que outros jamais conquistariam. Seriam eles superpoderosos e enviados por algum motivo especial? Creio que só ao ler até aqui, já deva estar pensando em alguém realmente único. São pessoas que tem uma voz ou forma de cantar especiais, tem dons na arte, na física, na química e todas as áreas. Sabemos que existem os que chamamos de gênios e eles são importantes para o progresso.

Não menos importantes são as pessoas que deixam legados na cultura, na espiritualidade, na culinária, na caridade e por aí vai. Esses únicos especiais são pessoas interessantes, pois seus dons vem da alma e não do aprendizado terreno. Quem desenvolve esses dons por iniciativa própria,  acreditando em si mesmo e sentindo que precisa fazê-lo é um verdadeiro ímpar.

Enquanto a maior parte da população mundial sorri com uma promoção,  alguns likes e bajulação, essas pessoas singulares parecem não se importar com a fama que outros compram com esforço. Elas só brilham por ter seus dons ampliados, conforme os usam.

Elas morrem e são lembradas por tudo que deixaram. Existem muitos únicos pelo mundo, alguns talvez nem consigam ser reconhecidos. Mas eles estão lá, exercendo com beleza, simplicidade ou naturalidade aquilo que milhões se esforçam para ter ao menos em um pequeno percentual. Mesmo alguns já visados, não conseguem ter o "algo mais" dos iluminados.

Então,  aprendemos a ser o que somos, conseguir o quanto queremos ou podemos. Frustra-se menos quem é feliz com o que consegue ser, com esforço e sua própria capacidade evolutiva. Aceitar que existem pessoas mais especiais e únicas pode parecer um tanto quanto cômodo para nossa alma, e parece que os teimosos acabam se saindo melhor ou pelo menos aprendem mais, do que os que são conformistas.

Lembrando que cada um tem um papel, uma função e uma forma de se destacar pelo menos na sua área. A humildade nos faz observar melhor e a força em aprender será sempre o que nos distinguirá daqueles que simplesmente aceitam e fecham suas mentes para o novo, o misterioso ou o impossível. Os únicos vieram estimular e inspirar a todos ao crescimento do planeta. Que façam um excelente trabalho e que muitos se inspirem na sua grande luz.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

CICLOS DA VIDA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Ontem vi uma reportagem sobre a volta às aulas, as novas matérias e o que as crianças terão no ensino. Me dei conta que o mundo, pelo menos para mim, está fora do que eu considerava como meu futuro. Ou melhor, eu não faço mais parte deste novo mundo e toda sua transformação.

Percebo que vivemos ciclos e deles vamos colhendo histórias e transformando-nos. E alguns capítulos simplesmente ficam encrustados em nós. Não queremos nos desfazer deles, porque os amamos, nos fazem ser especiais e únicos.

Mas, muitos vão deixando de fazer sentido para outros ciclos e lutamos incansavelmente para manter as lembranças. Acabamos entristecidos pelas mudanças exageradas e fora do padrão que obrigatoriamente nos são impostas e que nossa alma, singelamente, se adaptara no primeiro ciclo com tanto empenho. E vamos nos sentindo deslocados no mundo.

Passei por uma época preconceituosa, com traços ainda de uma sociedade machista e patriarcal. Fui educada em colégio de freiras, pronta a ser uma dona de casa, com bons modos e tendo recato e cuidado com o próprio corpo. E aprendi que um homem provia e cuidava da família. As pessoas se conectavam pessoalmente, andávamos mais a pé em longos passeios com avós e tios, e dormir em colchões no chão ou com uma prima ou irmã numa cama de solteiro era diversão. Festas eram na garagem de casa e choviam amigos dispostos a te visitar. As "paqueras" se restringiam a olhares e bilhetinhos. 

Num novo ciclo, tive que me adaptar a telex, computadores e bips que carreguei na cintura para ser encontrada. Empregos eram adquiridos com entrevistas diretas com o empregador ou futuro chefe. Pareciam mais  autênticas. Provei o sabor de viajar sozinha e conhecer o mundo. Atravessava a cidade em quinze minutos para ir de casa à faculdade. Entendi que o machismo ainda acompanhava o ciclo, mas as mulheres começaram a se levantar das cadeiras e deixar à mesa o bastidor. E se tornaram belas e destemidas, porém ainda respeitando à si mesmas. A tecnologia progrediu e os celulares afastaram as pessoas, mesmo sendo mais fácil a comunicação. A cidade cresceu demasiadamente, junto com a ganância e a violência. Mas ainda assim, meus filhos puderam brincar nas ruas, correr com amigos e se divertir nas festas. Infelizmente as drogas também se uniram aos grupos jovens, modificando caráter e famílias. Mas as pessoas pareciam confiar mais umas nas outras.

Estou no que considero meu terceiro ciclo. A tecnologia está tão adiantada, que muita coisa talvez nem aprenda. As pessoas agora trabalham tanto, que só querem chegar em suas casas e relaxar. Festas deixaram de existir por causa do custo. Ninguém reúne as pessoas e quando convidamos, todos têm boas desculpas para não vir. Então a gente vai cansando e se entrega numa vida cheia de redes sociais, mas sem afeto e calor humano. O sexo, que eu conhecia como masculino e feminino, tornou-se multiplicado e nem entendo as palavras que designam as pessoas. Alguns homens se perderam e não conseguem ter dignidade. Mas o mesmo aconteceu com muitas mulheres, cheias de conversas emancipadas, porém frustradas e carentes. Todos parecem mais perdidos, querendo ser encontrados de qualquer jeito, seja lá o que precisarem fazer. Minhas netas não sabem o que é andar de bike na rua, pular amarelinha ou corda. Na idade em que eu ainda brincava de boneca,  as crianças agora "ficam" pelos cantos de shoppings e colégios. O piquenique é na praça de alimentação e nem se interessam em recortar, pintar, mas em jogar na internet.

Continuo sendo o que sou, sem poder rir como ria, sonhar como sonhava e ter espaço no mundo. Este ciclo dói e começo a compreender o que seja a palavra idoso. Talvez não tenha tanta relação com nossa idade, mas com o que não conseguimos mais suportar carregar. Quando se vive em outros ciclos, se percebe a mudança rápida e radical que a Terra está vivendo. Dependendo do que se leva no coração, não podemos ou queremos mudar. Estamos cansados, não adianta lutar contra o inevitável. A adaptação é sorrateira e fria, mas a tentativa é sempre válida a fim de nos levar com alguma dignidade até o ponto final.

Sinceramente, não sei dizer se todo progresso é benigno e se a loucura que escarnece de cada um de nós, que se diz humano, vai deixar que se sustente a vida neste planeta. Me sinto em um plano que não encaixa mais meu aparelho e sobreviver vendo tanta tristeza e dor, amarguras e sofrimentos, descaso e destruição tá sendo extremamente difícil para quem imaginava que o mundo teria mudanças de consciência libertadoras.


NAMASTÊ 

domingo, 5 de fevereiro de 2023

SEJA FELIZ E VIVA BEM

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Pirilampo anuncia a vida
Voando e acendendo a floresta
Tem cura naquela ferida,
Quando a beijo e faço festa.

As estrelas mesmo longe
Enchem de sonhos a todos nós.
E o solitário monge,
Ouve no silêncio uma voz.

Felicidade pode ser muita paz
E também algazarra e folia.
Felicidade é o que satisfaz
E no corpo é alquimia.

Felicidade é ver o mundo ao redor
e agradecer tudo que se tem.
Felicidade pode ser o que é simples
Ser livre e ter muito amor também.


NAMASTÊ 

CONVITE À FELICIDADE

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Ei, você, que ri à toa,
que vê no céu mais que um limite, sabe bem o que é viver!
Atrai alegria, sem agonia, apenas com calma em responder.


Tem em mente que a felicidade pode ser um balão a gás,
que inunda de beleza onde passa.
E que derrama pelo mundo o perfume da alma adoçada e escassa.

Felicidade pode ser momentos,
pode ser alentos ou até alguns centos.
Felicidade pode ser cultura, uma aventura ou uma assinatura.

Quem define a intensidade é nossa própria alma, quando apenas se satisfaz, do que de bom a vida traz.

Se você tá vendo um mundo triste é porque esqueceu que felicidade pode ser só paz.
Pode ser aconchego de família ou o pão quentinho que satisfaz.

Felicidade pode ser balanço na rede, pode ser encontrar a natureza ou quem sabe matar de vez a sede.

Tem tanto brilho que não precisa de sol para brilhar, tem tanta luz que precisa de espaço para abrigar.
Abra sua mente e incorpore alegria, porque a felicidade só pode ser a própria energia dentro de nós.

Quando abrir a porta e algo mudar dentro de si, chegou a hora de viver intensamente.
A felicidade brotará e com ela vem sorrisos e amor.
A satisfação será companheira e os sonhos materializarão.
Basta abrir a porta, abra a porta, vire a chave, destrave.
Felicidade pode ser justamente o Clic que se espera ouvir.
Felicidade pode ser o passo a seguir!


NAMASTÊ 

sábado, 4 de fevereiro de 2023

CADA UM É O QUE É

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)




Cada dia é diferente!
Nem imaginamos o que pode acontecer dentro das novas 24 horas. Mas, uma coisa é certa: a cada passo vamos deixando para trás um pouco de nós.

A sensação é de andar e ir se desfazendo, como se fôssemos um quebra-cabeças. Conforme o vento, mais ou menos pedacinhos vão ficando pelo caminho.

Cada pecinha tem uma história e, às vezes, tentamos recolocá-las no lugar. Mas elas não se encaixam mais. A todo momento, mudamos. O que se foi precisava ser reciclado.

Por isso, nossa verdadeira essência vêm de nós mesmos, sem tentar ser ou encaixar em nós o que não nos pertence. Alguns passam pela vida perdendo essa essência, se aproveitando do que caiu de outros pela estrada. E nunca se encontram ou são eles mesmos. 

Somos nós que damos vida, certezas e movimento para a grande consciência universal. Cada um é o que é e seu esforço por ser uma peça distinta e necessária ao bem comum, com certeza será reconhecido. Alguns parecem saber melhor como encaixar as peças e acabam brilhando, virando estrelas. 

Quando caminhar, imagine quantas peças já não se encaixam mais na sua existência e deixe ir. A fluidez trará o renascimento diário. Não se apegue a peças desnecessárias e incômodas de você mesmo. Mudanças podem servir para o bem, para sua própria saúde.

Talvez seja errado nos definirmos como pessoas que não se acrescentam ou aprendem no decorrer da vida, tendo uma única e imutável  personalidade. Não somos só isso, somos criatividade, beleza e manifestação divina que vai se transformando, conforme o caminho escolhido, o trabalho, o pensamento e tudo que podemos pintar em um único nome.

Portanto, a chance de evoluir e ser uma bela imagem no quebra-cabeças está nas nossas mãos. Um simples acolhimento, um trabalho que faz o bem, o reconhecer que este mundo é nossa casa temporária e que precisamos cuidar dele e tantas outras formas de fazer a diferença estão abertas para hoje. Solte a peça velha e encaixe uma especial para sua vida, agora! A terra absorve o que de nós foi lançado e transmuta em uma nova história, saída das entranhas dela.

NAMASTÊ 

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

DORES INTERNAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Livre-me das desculpas!
Livre-me do adjetivo frustrante!
Livre-me da raiva de ser suficientemente educada, para não dizer exatamente o que penso.
Livre-me de malas pesadas, que não servem para a caminhada.
Livre-me da injustiça e da dor.

Preciso de ar, oxigênio!
Preciso abrir o lugar secreto, onde escondi a compreensão das coisas. Ou entrar lá e me fechar para sempre, onde poderia entender e satisfazer minha ansiedade.

Não quero ser reconhecida, só assim poderei andar tranquila e me deleitar com a paisagem deste lugar e que não consigo apreciar da maneira que gostaria. Preciso urgentemente do espaço etérico, flutuar, desenhando minha própria forma no ar.

O burburinho ignorante e inútil insiste em fazer parte do caminho.
Grito, me limpo, desligo...
Relaxo um pouco, mas por pouco.

Sofro calada, a pressão aumenta.
Há um despenhadeiro à minha frente. Paro e observo.
Posso me atirar nele ou apenas admirar o que dele brota. Escolhas...!

São elas que transformam tudo!
É um jogo árduo, instigante e prolongado.
Não é simplesmente fácil jogar a toalha.
Absorver a malícia cria emoções.
E elas fazem a engrenagem continuar...

NAMASTÊ 

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

PARE UM POUCO PARA AMAR

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)




Não deixemos para amanhã,  quem  podemos amar hoje! É assim que devemos acordar todos os dias. Se o coração cutuca e se lembramos de alguém,  por que não contatarmos essa pessoa de qualquer forma? Tem diversas maneiras de expressar amor e carinho, só precisamos escolher qual usar.

Não imaginamos quantas mudanças estão acontecendo no planeta e que não nos damos conta, porque nosso foco é só a nossa vida. Se der tempo, se sobrar espaço, lembramos de responder uma mensagem, ou quem sabe de ajudar de alguma forma.

Criamos um espaço vital, com um universo restrito, sem muito lugar para problemas alheios. É melhor nem ficar sabendo deles, pois assim teremos uma boa desculpa para nossa ausência. Infelizmente, o momento do adeus definitivo é onde nos reunimos para mostrar solidariedade.

O quanto tem de magia numa simples conversa, num bate-papo, num encontro? Porém, o importante é estarmos disponíveis para ouvir e não só estarmos presente de corpo e ausente de sentimentos e atenção. A oportunidade de expor idéias e receber opiniões é um elixir para nossas vidas cheias de problemas, medos e cálculos, mas vazias de aconchegos, cafunés e chamegos.

Não é a toa que " sentir-se perdido" é um dos sentimentos mais pronunciados e ouvidos. Não interessa quanto temos de trabalho a fazer para passar o tempo, mas como encaramos esse trabalho. O bônus não vem só em espécies, mas também em saúde, se estivermos em paz e felizes. Sufocar a vida só com o profissional, não nos faz pessoas melhores e sem problemas. O que nos faz bem é risos, paz e boas presenças.

Obviamente, tudo tem seu tempo e lugar. Mas parece que a balança não está sendo bem equilibrada. E quando pesa demais para um lado só, chegam as doenças através da tristeza, depressão, desânimo, inseguranças. Quantos de nós, com um simples encontro, um café,  um abraço, não se reanima a ponto de ter novas idéias, resgata forças e resolve se reerguer?

Portanto, todo dia é dia de lembrar mas, mais do que tudo de responder. Alguém que lembra de nós, também espera um retorno. E por que não entregarmos a esta pessoa um dia mais feliz? O tempo só é algoz quando o relógio biológico pára de funcionar. Enquanto estivermos no mesmo plano, sempre há esperança e oportunidade de dar um pouco de nós para alguém que amamos, simpatizamos ou que apenas precise de um gesto amigo. 

Não se surpreenda se quando oferecer um tempo, sentir melhora em seu humor, ânimo para desenvolver seus trabalhos e força para seguir em frente. Porque o que estamos dando nos retorna com paz interior. E isso é o grande elixir da vida sadia.

NAMASTÊ