Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quarta-feira, 29 de abril de 2020

MAIS UMA MÁSCARA

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)



Sempre ouvimos falar de nossas máscaras, que são os diversos tipos de personagens que assumimos no decorrer de nossas vidas. Essas máscaras ou arquétipos são as expressões que vivenciamos,
conforme as diversas situações em que nos encontramos.

Não querendo entrar no mérito de cada um desses arquétipos em nível psicológico, cito alguns apenas como fonte de curiosidade: herói, sábio, mago, bobo, governante, etc. Talvez se conecte com algum, por ora.

A questão é que o momento atual nos pede para vestir uma máscara, deixando cair todas as que normalmente estávamos acostumados a vestir. Pois a maior parte da humanidade está confinada, aprendendo a se conhecer nos papéis que assumiu, mas que quase nem lembra que têm que exercer com melhor rigor, pois seu foco era puramente o profissional.

Agora devemos vestir uma máscara para tentar despistar algo destruidor de vidas. Não é uma certeza, mas pode ajudar. E, forçosamente, a maior parte da população está deixando todas aquelas máscaras penduradas no tempo, para usar uma física, a qual poderíamos denominar de respeito às vidas.

Como forma de aproveitar esse momento, podemos olhar para trás e encarar aquelas máscaras deixadas no varal e que talvez tenham manipulado, prejudicado ou até destruído tanto a nossa, quanto outra vida. E a partir daí, perdoar para o inicio de uma nova era.

A pergunta é e sempre foi quem sou eu. É atrás dessa verdade que todos nós devemos dispensar energia. E quando descobrirmos a resposta, muitos castelos poderão ruir, sonhos serão trocados e a verdadeira felicidade e paz chegarão.

É um texto utópico talvez, se pensarmos no todo. Mas, se uma única pessoa se tornar a ser o que é e o que tem vontade de ser, vestindo a verdadeira máscara com seu nome escrito nela, o mundo se tornará mais verdadeiro.

Enquanto isso, que a máscara salvadora bloqueie somente o necessário para ajudar vidas. E que nossos rostos possam iluminar a vida, quando elas deixarem de ser úteis e caírem por terra.

NAMASTÊ 

sábado, 25 de abril de 2020

MISCELÂNEA MUSICAL PARA O MOMENTO

Autora: Josianne L.Amend ( JosiLuA)





Escolhi algumas frases de músicas lindas para representar nosso hoje, aqui e agora. Faça sua melodia e recheie seu coração de música que, provavelmente, veio da inspiração universal. É uma maneira de saber que a consciência coletiva está gritando para que possamos nos entender.
Divulgo os cantores como forma de agradecimento às suas poesias que tanto inspiram nossas vidas.

NAMASTÊ 


"Quando não tiver mais nada, nem chão, nem escada, escudo ou espada, o seu coração acordará. Amor dará e receberá.
Do ar, pulmão
Da lágrima, sal,
Da luz, visão,
Do tempo espiral."
Nando Reis - Mantra

"Quando fui ferido, vi tudo mudar, das verdades que eu sabia. Eu que tinha tudo, hoje estou mudo, estou mudado. Como ser mais livre, como ser capaz de enxergar um novo dia".
Guilherme Arantes-Meu Mundo e Nada Mais

" Toco a vida pra frente, fingindo não sofrer, mas o peito dormente espera um bem querer."
Zé Ramalho - Entre a Serpente e a Estrela

" Mas eu sei que alguma coisa aconteceu, tá tudo assim tão diferente. Mesmo com tantos motivos pra deixar tudo como está, não desistir, nem tentar agora, tanto faz...estamos indo de volta pra casa"!
Cassia Eller - Mudaram as Estações

" Cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração. O acaso vai me proteger, enquanto eu andar distraído. Devia ter me importado menos, com problemas pequenos, ter morrido de amor."
Titãs- Devia ter Amado Mais

" Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma, até quando o corpo pede um pouco mais de alma, a vida não pára. Enquanto todo mundo espera a cura do mal e a loucura finge que isso tudo é normal, eu finjo ter paciência".
Lenine - Paciência

" Ando devagar, porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe. Só levo a certeza de que muito pouco sei, ou nada sei. É preciso amor pra poder pulsar, é preciso paz pra poder sorrir, é preciso a chuva pra florir. Todo mundo ama um dia, todo mundo chora. Um dia a gente chega, e no outro vai embora. "
Almir Sater - Tocando em Frente

" Palavras não bastam, não dá pra entender. E esse medo que cresce não pára, é uma história que se complicou, eu sei bem o por quê. Qual é o peso da culpa que eu carrego nos braços. E quando chega a noite e eu não consigo dormir, meu coração acelera e eu sozinha aqui".
Tiê - A Noite

" Bastava um colo e um carinho e o remédio era um beijo e proteção. Tudo voltava a ser no outro dia, sem muita preocupação. Dá pra viver, mesmo depois de descobrir que o mundo ficou mal, é só não permitir que a maldade do mundo te pareça normal".
Kelly Smith - Era uma Vez

"Mas renova-se a esperança, nova aurora a cada dia. E há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor, flor e fruto".
Milton Nascimento - Coração de Estudante

" Quem vai querer voltar pro ninho, redescobrir seu lugar. Você verá que a história não tem fim. A arte de sorrir, cada vez que o mundo diz não. Agora é brincar de viver. Não esquecer: NINGUÉM É O CENTRO DO UNIVERSO".
Maria Bethânia- Brincar de Viver

" Você é pessoa que nem eu, que sente amor, mas não sabe muito bem como vai dizer. Te dou meu coração, queria dar o mundo".
Roupa Nova - Trem Azul

" É a sorte de levar a hora pra passear, pra cá e pra lá, pra lá e pra cá. "
Ana Vitória- Trevo (Tu)

" Nada do que foi será, do jeito que já foi um dia. Tudo passa, tudo sempre passará. Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu a um segundo."
Lulu Santos - Como uma Onda

" Sei que não estamos mais como antes, mas sei que novamente a gente vai se encontrar. Mas esta tempestade um dia vai terminar".
Vitor Kley - Dois Amores

" A gente não pode impedir, se a vida cansou de ensinar. Sei que o amor nos dá asas, mas volta pra casa".
Roupa Nova - Força do Amor

"Outra vez eu tive que fugir, eu tive que correr, pra não me entregar às loucuras que me levam até você. Fazem eu esquecer que eu não posso chorar".
Roberta Campos e Nando Reis - De Janeiro a Janeiro

"O deserto que atravessei, ninguém me viu passar. No silêncio, uma catedral, um templo em mim, onde eu possa ser imortal, mas vai existir, eu sei, vai ter que existir. Solidão, quem pode evitar, te encontro, enfim".
Zélia Duncan- Catedral

"Eu preciso te falar, te encontrar de qualquer jeito, pra sentar e conversar, depois andar de encontro ao vento".
Gal Costa e Tim Maia - Um Dia de Domingo

"Tanta saudade eu já senti, da vida nunca vou me arrepender".
Boca Livre - Toada

"Toda vez que o amor disser vem comigo, vai sem medo de se arrepender. Você deve acreditar no que é lindo, pode ir fundo, isto é o que é viver".
Gal Costa - Chuva de Prata

"É saber se sentir infinito num universo tão vasto e bonito. Então fazer valer a pena cada verso daquele poema sobre ACREDITAR. NÃO é sobre estar no topo do mundo e saber que venceu. É sobre escalar e sentir que o caminho te fortaleceu.
SEGURA TEU FILHO NO COLO
SORRIA E ABRACE TEUS PAIS ENQUANTO ESTAO AQUI. Que a gente é só passageiro, precisa partir."
Ana Vilela - Trem Bala

" É preciso ter cuidado, pra mais tarde não sofrer. É preciso saber viver. Se o bem e o mal existe, você pode escolher, É PRECISO SABER VIVER".
Roberto Carlos e Titãs- É Preciso Saber Viver.

domingo, 19 de abril de 2020

LOUCOS PENSAMENTOS

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)


Estou tendo bastante tempo para pensar. Então, comecei a me imaginar como uma leoa faminta buscando seu alimento na pradaria. Apenas outro nome que dei para minha cozinha. Depois de saciada, resolvi que deveria ser mais forte, pois me sentia meio robusta, parecendo um elefante. Tinha que fazer algo imediatamente. Na imaginação virei uma gazela. Só imaginação...!

Mudando o rumo da prosa, também penso em como o ser humano é cansativo. Talvez Deus esteja realmente aborrecido. Quantas vezes preciso dizer para por a máscara ao sair de casa, levar álcool na sacolinha e evitar tumultos? Mas daí me lembro que tem filhos rebeldes mesmo, desobedientes e preguiçosos. E é por isso que cansa ouvir mais de quinhentas vezes vídeos, áudios e as mesmas informações todo dia. Fazer o que se uns não usam a audição. Tem que berrar mesmo!

Pulando agora para outro pensamento, principalmente à noite (e nem sei por quê), me pego olhando para cima para ver se não vejo luzes diferentes no céu, querendo visitar a Terra e quem sabe levar alguns passear. Vamos pular isto...

Volto ao pensamento da leoa e preciso sair dessa. Como tem tempo, resolvo tentar uma regressão em mim mesma, lembrando o que fiz na vida e por que não sentia fome com vinte anos. Poxa, até que já vivi bastante. Fui a vários lugares, conheci muitas pessoas e despachei algumas também, no bom sentido. Percebi que me incomodavam ou irritavam. Deus, só pra lembrar, eu já pedi perdão e já me perdoei por essas, tá bom? Mas confesso que mudei muito em algumas maneiras de ver a vida e hoje tenho que lidar de forma pacífica com alguns comentários, quando na verdade gostaria mesmo é de gritar. Será que me elevei ou virei idiota?

Não posso ficar sem fazer nada, senão minha cabeça não para de pensar. Algumas coisas são legais, outras me fazem meio boba. Um exemplo disso, é quando penso que em vez de leoa, poderia me transformar em um coelhinho. Pelo menos seria menor e comeria menos. O que esse vírus quer afinal? Espero que comigo nada. Nem com você aí.

Penso em dormir, relaxar, mas é nessa hora que começa a loucura, excitação e maluquice. Não aguento mais jogar no celular, no tablet ou no raio que o parta. Leio, mas algumas páginas me dão sono. Oba! Agora o sono vem. Apago a luz e desmancho todas as cobertas de tanto rolar na cama. Pé pra fora por causa do calor... Não quero pensar em nada, me ajude papai do céu!!!

Lembrei que amanhã tenho que limpar isso, arrumar aquilo e buscar uma coisa para colocar naquele lugar. Ah, faça -me um favor! Pense nisso amanhã cedo! Respiro...

Dizem que respirar profundamente é o segredo de tudo. Meus dedos começam a formigar com isso. Devo estar fazendo algo errado. Anota aí, testar melhor a respiração.

Não entendo por que alguns adultos não colocam os filhos para dormir mais cedo e ainda deixam ficar fora de casa depois das nove da noite gritando e chutando bola. Tô ficando velha mesmo! Isso me faz pensar se não devo tentar aulas de dança ou ioga depois que o isolamento acabar. Mas primeiro vou precisar virar a gazela.

É muito tempo para pensar. Mas, espere! Sempre tive esse tempo, eu é que não percebi o quanto era precioso. Obrigada Deus por puxar minha orelha e me fazer pensar na vida. Pelo menos por enquanto o domingo de noite não causa mais tanta ansiedade. Dá para ficar pensando no escuro até mais tarde, pois amanhã não terei pressa.

Estou aqui, pensando com meus botões se, ao acordar amanhã, a vida ainda terá o mesmo sabor. Minha intuição briga comigo me perguntando que pensamento é este? Desligo deste, então! Vamos a algum outro mais nobre...

"Ser ou não ser, eis a questão!" Chega de nobreza, vamos pensar em algo útil. Por favor, afaste de mim este cálice de querer ser chef gourmet. Pense na gazela, só na gazelinha magra e saltitante. Tá, cansei!

Acho que meus pensamentos estão se empilhando agora. Mistura de carimbó. Nunca entendi essa mistura. Vou me preocupar com isso outra hora. Agora vou me imaginar numa nuvem fofa, sentindo a brisa suave no rosto e o calor do sol a me aquecer levemente. Ah, delícia! Estou sentindo aquietar a mente.

Mas, espera aí! O que você pensa que está fazendo na minha nuvem, no meu céu e se aproveitando da minha brisa? Cai fora, meu! Pelo menos aqui eu escolho estar só e não sou obrigada a isso. Use seu próprio cérebro e crie sua própria fantasia. Agora, eu não quero pensar em mais nada...só descansar e sonhar que o amanhã sempre será melhor.

NAMASTÊ


sexta-feira, 17 de abril de 2020

TROQUE

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)




Talvez o mundo esteja caminhando para incutir em nós uma nova forma de subsistir à vida e compartilhar. Ainda não caiu o véu do despertar em nós, sobre tudo que já sabemos e que esquecemos.

No que acreditamos, afinal? Quem somos e quem está realmente movimentando nossos destinos? Apesar de existirem diversas opiniões, escolas, correntes e caminhos, somos unânimes em querer controlar o destino, tanto do nosso tempo de vida, quanto do nosso corpo.

Se olharmos ao redor, nas pessoas, nos programas de TV, de rádio, nas propagandas, nos cursos, tudo se resume em como ser melhor, como driblar o tempo, como tornar-se um exemplo de corpo, mente e espírito.

Parece que podemos chegar a alcançar a fonte do elixir da vida. Talvez uma ínfima parte de nós já a conheça. Mas, enquanto a maior parte de pessoas comuns como nós ainda se preocupa com o ter ao invés do ser, esse trabalho interior demorará a ser descoberto.

Enquanto isso, nesta mudança obrigatória do sistema econômico mundial, seria muito interessante que voltássemos a usar a troca de serviços, mercadorias e favores.

Tantas pessoas têm dons que não são usados, tem coisas que não precisam ou tem tempo que pode ser compartilhado. Por que o mundo não aprende a fazer essa troca? Pensemos em como seria bom um cabeleireiro cortar nosso cabelo em troca de organizarmos seu espaço ou aquela senhora fazer seu almoço em troca de levá-la às compras. São só exemplos dentre mil maneiras de se trocar atitudes, para que a humanidade entenda o valor da igualdade na vida de todos.

Experimentemos divulgar isso nas redes sociais, na porta de comércio ou conversando com as pessoas dizendo o que precisamos e o que gostaríamos de dar em troca deste favor. 


Sejamos justos, sem usarmos de malícia ou esperteza. Por outro lado, sejamos também o que ajuda de maneira benéfica, já que a troca ensina às pessoas o valor das coisas, das atitudes e de como manifestar o amor. Não devemos ter medo de dizer a quem nos pede algo, que faremos, porém que aceitamos ser ajudados em algo que precisamos e fazer uma troca. Deixar que os outros façam caridade é bom para a elevação planetária.

Isso gera consciência que todos buscamos, chamada de abundância divina. Nosso pote de ouro poderá sempre estar cheio se soubermos trabalhar para o bem comum. Enquanto houver vergonha, arrogância ou medo de se expor, o mundo estará preso em desnível social. Pedir ou informar a necessidade a alguém, oferecendo seus préstimos em igualdade é crescer espiritualmente, elaborando um mundo novo para todos.

Talvez seja utopia para muitos, mas este grão de areia pode ser aquele que brilhará mais no sol.

NAMASTÊ 


quinta-feira, 16 de abril de 2020

OBSERVANDO A VIDA

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)


No meio do caos, o silêncio. No meio da dúvida, uma quantidade enorme de certezas. O início foi dramático e o agora está sendo absorvido.

O amanhã é incerto, o hoje, uma rotina. Alguns mudam, outros são tão previsíveis nas palavras e atitudes que chegam a fazer parte de outra história. Não há discussão, nem boa vontade. Apenas a eterna arrogância.

O ar é gélido, o céu azul. Mais azul do que de costume. E nem isso é notado ou agradecido por alguns. Outros estão no despertar e isso é lindo!

O fortalecer é antes de tudo uma missão. Alguns vão de escada rolante rumo às próprias descobertas interiores. Outros estão na fase de entender os próprios pés.

A paciência é um teste, o amor uma dádiva. Ajudar não significa glorificar-se. É um ato de humildade e comunidade.

O início foi o caos da comunicação. Onde estarão as mensagens no agora? O costume faz o desapego de pessoas, de palavras, de ações. Talvez por isso o universo tenha que surpreender em algum momento.

É como se fôssemos uma massa de bolo. Se deixarmos parada, ela batuma. Se levarmos ao fogo, talvez ela cresça, se expanda e fique pronta.

O silêncio volta durante o dia, mas não tão altivo. O desespero agora é quanto às perdas, o medo de tudo que nos prende à vida material. E o pior de nós está emergindo.

E isto acabará precisando de uma nova limpeza. Como, quando ou onde é uma incógnita. Mas para o bem da evolução, uns precisarão acordar seja como for, precisando ouvir a voz da razão e transmutar.

O estranho é que corações estão se ajustando, conforme o que cada um carrega como ser espiritual. Fato é que existem diversos tipos de bolos, recheios e coberturas. Além disso, alguns tem mais habilidade para se confeitar ou modelar. Outros porém, se puderem comer massa crua, estão satisfeitos. Quem sabe seja esta a hora que tanto ouvimos falar de "separar o joio do trigo".

NAMASTÊ 

sexta-feira, 3 de abril de 2020

CONVERSA COM MEU EU SUPERIOR

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)



As últimas vinte e quatro horas foram inéditas em minha vida. Não me recordo de ter visto o vento incessante por tão longo período de tempo.

Sinto como se estivessem literalmente varrendo o ar para a purificação da Terra. E talvez estejam.

À noite foi bem estranha, céu muito limpo com uma linda lua crescente brilhando mais que o normal. O ar gélido contrastava com o calor no interior do meu quarto.

Acordei várias vezes com sons estranhos e pude notar que o vento não cessava. O curioso foram os sons de pingos largos que ouvi. Pensei que a chuva tinha chegado, mas nenhuma gota foi derramada. Estariam os seres espirituais derramando sobre nós alguma magia, um antídoto, uma força espiritual? E qual seria o real sentido disto?

Eu me sinto estranhamente em paz. Tenho receio do meu desemprego e de como irei pagar minhas contas, já que não há meios de buscar uma vaga. Mesmo assim, há um néctar de paz inebriante em minh'alma. A vida parece estar num outro patamar, quem sabe numa outra dimensão.

Confundo-me constantemente com pensamentos do passado, coisas que nem lembrava mais. Passam na minha mente como o vento a correr ao redor da minha casa. Minha cabeça chega a doer e por vezes preciso me distrair com alguma atividade que me faça pensar em outras coisas.

Meus sinos de ventos soam avisando que a limpeza está sendo feita. Vivo cada dia com a sensação de que algo mais está por vir. Seja o que for, parecerá como o último balde de água que se joga para finalmente empurrar a sujeira para fora do portão.

A solidão para mim não é novidade. Sempre fui mais isolada. Mas a saudade de rir com a graça de minhas netas faz falta.

Estranhamente algumas pessoas estão se fechando cada vez mais, sem querer se comunicar, saber do outro, ou apenas rir. Talvez precisem deste momento para adquirir a força para redescobrir-se. Cada um está recebendo respostas, conforme o que tem na alma. Há sentimentos sendo expurgardos de forma intensa e muitas vezes sem tolerância. Em outros, dá pra sentir a mudança espiritual.

Algumas se irritam, outras são tão amorosas e gentis que podemos ver onde mora a paciência e a diferença entre os diversos corações. Mas o vento levará esses sentimentos para libertar a vida, com certeza.

Quando olho para o céu e o vejo tão azul, algo estranho ocorre dentro de mim. Realmente estranho! Por que nunca me dei conta disso antes? É como se meu espírito viajasse no tempo/espaço e eu já não fizesse mais parte daqui. Devo apenas observar...

Devo terminar agora. Não posso mais escrever. Encerro com minha saudação à grande Mãe e aos guardiões da Luz.

NAMASTÊ