Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

AS NUVENS ESCURAS

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Imagem relacionada

Quem nunca foi pego de surpresa por uma nuvem escura chegando, às vezes lentamente, às vezes tão repentina que não há tempo de nada? Nem de respirar? E muitas vezes, elas chegam num momento em que estamos felizes com a vida, noutros em que estamos fragilizados.

A questão é que nuvens escuras fazem parte da natureza e da vida. Elas assustam, mas também são necessárias. São elas que nos tiram a estagnação, fazem-nos acordar e tomar decisões imediatas. É óbvio que, por analogia, comparo "nossas nuvens escuras" com as da natureza.

Hoje, ao descer do ônibus, olhei para o céu e lá estava ela: uma nuvem muito escura, indicando que o dia de hoje poderá (ou não) ter um temporal. O parênteses é para entender que nem sempre o que se mostra a nós, acontece. Podem haver desvios, ventos soprando para longe e todo tipo de acontecimento que afaste de nós a escuridão. Mas é necessário estar precavido e atento aos fatos. Pois caso o temporal chegue, ele não fará tanto estrago na alma.

Metaforicamente falando, as nuvens escuras sempre escondem o sol. Então, sabemos que em algum momento elas vão se dissipar e as coisas se mostrarão mais claras. Mesmo que isso nos custe uma perda de amizade, de dinheiro, de alegria ou de saúde. Jamais as nuvens ficam estacionadas sem partir ou dissipar. Em algum momento, isso acontecerá.

Temos uma ânsia pela luz, pelo que é claro! Parece que há mais conforto quando tudo é iluminação. Somos assim, mesmo que alguns façam questão de se virar para as trevas. Bom, levando em consideração que o universo precisa de equilíbrio, talvez isso faça parte. Se levarmos em conta que eles sejam as nuvens escuras, com certeza sabemos que  desaparecem mais facilmente do que o sol.

Voltando ao assunto, essas nuvens que aparecem em nossas vidas, fazem chover alguns sentimentos que são como agulhas no coração. Já ouviram falar da chuva ácida? Ela é real. Prejudica a saúde. Pois bem, a chuva de palavras e atitudes de algumas pessoas que são as nuvens escuras de nossas vidas, também tem esse efeito. Por vezes, elas nem se dão conta que, sobrecarregadas, resolvem ser essas nuvens. Aparecem em nossas vidas e "chovem" em nós com seu ácido, seu veneno. E quase nunca percebem que, aos poucos, vão minando a terra sob nossos pés e criando barreiras nos relacionamentos.

Infelizmente, muitos desses relacionamentos acabam por falta de cultivo e de água límpida. Sim, porque algumas nuvens, apesar de escuras, desabam água potavelmente aceitável e necessária para que o que estava morrendo, novamente floresça. De um jeito ou de outro, seja pela dor ou pelo amor, precisamos criar coragem de mudar ou romper laços que não nos servem mais.

Com certeza você já ouviu alguém dizer que "tomar um banho de chuva lava a alma"! Porque parece que naquele momento estamos recebendo algo novo em nossas vidas e deixando-nos banhar pelo prazer e pela novidade. Chega a ser engraçado, divertido, quando conseguimos rir de nós mesmos.

Portanto, preste atenção nas nuvens negras que vem na sua vida. Elas podem dar uma paradinha, podem parecer que não sairão nunca, mas sairão. Vão chover tudo que tiver para chover, ou apenas escurecer-nos. Mas o sol voltará a brilhar! Tudo que temos a fazer é perceber o pequeno raio de sol que às vezes se esforça entre as nuvens. Não devemos ser tão exigentes e querer que toda a luz apareça de uma vez. Aproveitemos o momento para refletir e abençoar aquilo que, aos poucos, vem para nós.

Infelizmente, as chuvas ácidas e cheias de espinhos que nos tocam pela vida, vão deixando marcas. Algumas serão profundas, outras esquecidas. Mas tudo isso somos nós, nossas vidas, nossos sentimentos, nossas rugas. Cada um de nós é um ser único, até porque as relações são diferenciadas em nossas vidas. Alguns tem a sorte de deletar mais facilmente (ou fingem e sofrem mais), outros levam a mágoa por toda a vida.

Neste momento, ao terminar este texto, aquela nuvem escura que vi ao descer do ônibus está desabando. Mas eu posso reclamar ou simplesmente admirar o sabiá buscando comida na grama no meio da chuva.

NAMASTÊ

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.