Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sexta-feira, 15 de junho de 2018

DESCARREGANDO ERRADAMENTE

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Resultado de imagem para ALIVIANDO O ESTRESSE

Todos nós somos energia e nosso pobre corpo físico vai se sobrecarregando dela, conforme as situações em nossas vidas. Ao entender e aceitar que existem formas simples e saudáveis de descarregar essas energias, que às vezes não são nada simpáticas à nossa saúde, estaremos nos protegendo de surtos e estresses desnecessários.

Ontem o dia foi cheio dessas energias que aparecem do nada e que bloqueiam nossa respiração e pensamento. Quando isso acontece, a vontade mesmo é de gritar, sair correndo ou pior, extravasar na primeira pessoa que, inocentemente, aparece em nosso caminho. E quantas vezes fazemos, sem pensar, essa última opção?

Uma das melhores coisas, senão a melhor, que precisamos aprender, é respirar. E como é difícil se concentrar na própria respiração, quando o sistema nervoso entra em ebulição. Porém, se conseguirmos mentalizar isso, já um bom caminho andado. Porque sem oxigênio, nosso cérebro deixa de trabalhar corretamente, jogando excesso de adrenalina para o corpo e excitando cada vez mais nossos pensamentos e atitudes. E isso é mal, tanto para nós, quanto para a pobre criatura que se colocar em nosso caminho.

Comigo aconteceu uma vez ontem, e vi outras pessoas na mesma situação. Como já medito a anos, lembrei-me imediatamente de respirar profundamente e tentar não me alterar. O problema é que o provocador, se é que podemos chamar assim, na insistência de ter razão, vai minando nossa paciência. E parece querer mostrar a ele mesmo, não parando de falar, que acredita que é o mais certo, sem ao menos cogitar acalmar-se e deixar que o coração analise os fatos mais profundamente, do que seu cérebro colérico. 

Eu mentalizava, enquanto ouvia, minha respiração e tentava controlar meus nervos. Como sou chorona, não consegui dominar o sentimentalismo e algumas lágrimas acabaram escorrendo dos olhos. Dizia para mim mesma em pensamento: - Pare já de chorar, se controle"! 

Mas até que ponto devemos segurar nossos sentimentos? Talvez isso seja orgulho, talvez seja porque não queremos demonstrar fraquezas ou simplesmente porque nossa criança interior deve aquietar-se e agirmos como adultos. Adultos não choram! Acho que os adultos são muito infelizes por isso. Deixam-se enfraquecer pelo ego de que ter força é sinônimo de poder e quem mostra isso (controle), pode estar mais preparado para situações de estresse e cargas emocionais. Talvez sim, mas até o dia do próprio enfarto ou úlcera que rompeu-se no estômago.

Então, a vida nos dá escolhas. E, se diariamente somos testados por problemas no trabalho, nas relações sociais e familiares e quaisquer outras situações, temos que encontrar um momento só nosso para aliviar essas tensões e descarregar energias estagnadas que possam estar causando toda forma de ansiedade e raiva. Se não fizermos isso, acabaremos descarregando na pessoa que menos merece. Muitas vezes ela fica sem saber o por que de tal tratamento agressivo. E machucamos profundamente alguém querido. 

Existem diversas formas de aliviar essa energia, muitas delas já citei aqui em meus textos. Podem ser: respiração consciente ( prestar atenção no fluxo do ar ), pisar descalço na terra (como se fosse o fio terra), fazer uma oração num local tranquilo como uma igreja, meditar (entrando em contato com seu Deus interior, se perdoando), tomar um belo banho de cachoeira ou mergulhar numa onda, caminhar na mata e até exercitar-se o suficiente para eliminar as toxinas do corpo. Talvez existam mais formas, mas essas são muito boas. 

Diariamente, vamos ouvindo desaforos ou críticas que não são bem digeridas e tudo isso vai se acumulando dentro de nós. O que temos que evitar é descarregar erradamente e na hora imprópria. Porque se o acúmulo é grande e não estamos tomando certas atitudes para eliminá-lo constantemente, com certeza, explodiremos com um start tão idiota que deixaremos alguém boquiaberto, sem saber o por que de tanta estupidez e agressividade. Existem diversas situações que vemos isso.

O pior é que a pessoa que afetamos poderá, além de ferir-se e magoar-se, mudar completamente a atitude em relação a nós. Estas coisas acontecem a todo momento. E leva tempo para absorver, algumas vezes o perdão não se faz. Noutras, podemos pegar a outra pessoa sobrecarregada da mesma maneira, ocasionando brigas físicas e até morte. 

Portanto, para terminar esse texto, respiremos e busquemos mais do que tudo sermos terapeutas de nós mesmos, aliviando nossa carga de maneira sadia e ajudando, com certeza, às nossas relações. E, não se espante se você descobrir o real significado do que é uma vida leve.

NAMASTÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.