Quando sento na areia da praia e fico olhando para o mar, imediatamente me vejo rezando ou talvez, conversando com Deus. Esses momentos em que "olhamos para o nada", mas vemos tudo, são de grande importância para sentirmos a vida e olharmos para dentro de nós.
E aí, aparecem perguntas e mais perguntas sobre o mundo, nossa vida, as pessoas...
Numa dessas ocasiões em que me peguei perdida em pensamentos comecei a dizer para mim mesma:
Ainda bem que...
algumas pessoas fazem questão de envelhecer seguindo os padrões da humanidade, enrugando seus rostos e mãos. Não fosse assim, as pessoas perderiam o referencial das etapas da vida e com as peles esticadas cada vez mais, a frustração de não ser eternamente jovem seria pior do que a de envelhecer. Adoro olhar pessoas que envelhecem naturalmente. Seus rostos contam a história de suas vidas e seus olhares são mais descritivos.
Ainda bem que...
existem pessoas que realmente querem o bem das outras, simplesmente por amizade e carinho, e que respeitam o momento delas. São amigos que sabem quando falar e quando calar, quando estar presente ou ausente. Sem que para isso cobrem atitudes.
Ainda bem que...
as pessoas têm livre arbítrio para escolher sua religião, pois cada um pode deixar-se enganar da maneira como quiser. Na verdade, se as pessoas estivessem mesmo dispostas a acreditar em Deus, elas não precisariam de mais ninguém para fazê-las acreditar, pois que Deus está dentro de cada um e Ele fala conosco a qualquer momento.
Ainda bem que...
existem casais que não ligam para o estereótipo de beleza, mas sim para um conjunto de coisas que o outro pode oferecer como amizade, companheirismo, carinho, sorriso nocauteante e olhar amoroso. Adoro olhar casais que amam por amor e não para desfilar com alguém e encher os olhos dos outros.
Ainda bem que...
depois do sol, vem a lua, depois da lua, vem o sol... e com essa transição podemos relaxar dos nossos problemas, podemos analisar nossas atitudes e pensar mais antes de falar. A luz do sol aparece para nos fazer acreditar que há mais uma oportunidade para tudo e a luz da lua nos faz sentir a emoção de tudo que passamos durante o dia e analisarmos melhor.
Ainda bem que...
existem pessoas dispostas a cuidar da natureza, do nosso planeta e da vida. Sem elas, estaríamos a mercê da ganância, da inescrupulosidade e da falta de bom senso de tantos seres humanos.
Ainda bem que...
existem pais que educam seus filhos à moda antiga, fazendo-os brincar de correr, sentir a natureza, levando-os a parques e piqueniques. E que não compram professores e diretores de colégios para fazê-los passar de ano, mas que exigem o estudo e a leitura deles.
Ainda bem que...
as portas das bibliotecas ainda estão abertas e que tem gente que ainda as frequenta, pois que a cultura está se perdendo com a tecnologia das redes sociais. Talvez seja esse o processo: tornar as pessoas mais burras, para poder manipulá-las melhor.
Ainda bem que...
muitos cuidam de seus corpos, não pela beleza em si, mas pela saúde que pode ser melhorada com boa alimentação e exercícios.
Ainda bem que...
se vê casamentos duradouros, com pessoas lutando para serem felizes juntas, mesmo com tantas contradições. Pois que hoje em dia qualquer torrada queimada é motivo para divórcio.
Ainda bem que...
tantos grupos estão se unindo para descobrir o autoconhecimento, a essência de nós mesmos e tentar ser um ser humano melhor em todas as áreas.
Ainda bem que...
existe ainda a areia da praia, a almofada no altar, o banco da praça, a grama verde de algum parque, o alto da colina, a beira do rio, a mesinha no fundo da lanchonete... todos lugares excelentes para se admirar, observar e sentir o mundo ao nosso redor.
Ainda bem que...
para muitos, existe o amanhã...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.