Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)
Não tem desculpas! A gente realmente sabe e sente quando estamos errados e prejudicando alguém ou nós mesmos. É como um alerta da alma, um sino que tilinta dentro de nós. E surge a culpa, o medo e a ansiedade.
Podemos dizer que não ligamos e inventar pretextos ou tentar justificar o que fazemos, mas no fundo não conseguimos nos livrar deste peso na consciência. Começamos a procurar quem nos apoie e dê razão, sem saber exatamente o que se passa também na vida do outro, que talvez também esteja buscando algo para ficar em paz com a própria consciência.
É interessante perceber essa forma em que nosso cérebro sabe o certo do errado. O alerta é ativado no córtex frontal e talvez isso acabe naquela dor-de-cabeça sem explicação. Infelizmente, existem pessoas com transtornos que as impedem de agir corretamente.
Mas, deixando às doenças de lado, a maioria sabe bem o que seus atos vão causar. Contudo, muitos não pensam antes de agir na raiva, no ciúmes, na inveja. Prejudicam porque acham que é assim que vão se sentir melhor, se impondo, não levando desaforos para casa ou dando o troco. Mas a alma fica tensa, agitada e sem paz. E vem a insônia, o medo e a dor no coração que, muito bem escondido, não é descoberto por ninguém, só pela própria alma confusa, abalada e na dúvida.
A pergunta que fica para nos questionarmos é por que então somos tão impulsivos, imediatistas e cheios de inconsequência? A resposta está em nós, em cada um, na sua vida e aprendizado, no que escutou a vida toda e na falta de expandir a própria consciência. Não devemos ter orgulho de dizer é assim que aprendi e viver estacionado no passado, mas buscar melhorar com respostas aos próprios anseios e dificuldades, criando um caminho novo que ajudará outros a segui-lo também. E não é culpa de ninguém, pois cada tempo tem uma forma de pensar. Mas é necessário reciclar a vida sempre e somos responsáveis por isso.
NAMASTÊ

Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.