Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

ENTRE REFERÊNCIAS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)



Entre pais e filhos existe missão 

Entre abraços existe carinho

Entre o hoje e o amanhã, expectativa,

Entre dois lugares existe o caminho.


Entre duas pessoas existe paixão 

Entre amigos existe lealdade

Entre o dia e a noite movimento

Entre a noite e o dia ociosidade.


Entre a curiosidade e o saber existe pesquisa

Entre o calor e o frio existe o morno

Entre as horas existem minutos

Entre a maldade e a inocência existe suborno.


Entre o sim e o não existe o medo

Entre falar e calar, sensatez.

Entre pessoas, muitas opiniões 

Entre as brigas, estupidez.


Sempre há duas partes, como o sair e o chegar.

E entre estas há o aprendizado!

Não devemos deixar de lado,

O que na bagagem se possa levar.


Entre o céu e a terra muito mistério 

Entre olhares, fantasias!

Mas o que se manifesta entre tudo e ninguém vê,

É muita energia!


Entre a esperança e a oração existe a fé 

Entre a vida e a morte chance de evolução 

Entre ser e ter existe essência,

Entre duas partes, diferença.


Até o cérebro tem duas partes 

E entre elas o caloso as conecta.

O que há entre toda ação 

São respostas pro coração.

NAMASTÊ 




quinta-feira, 16 de outubro de 2025

VALOR E ESQUECIMENTO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Cada um aprende a dar valor a determinadas pessoas e situações da vida, conforme o que nos é ensinado. A palavra valor pode ser entendida de formas diferentes e ter peso maior ou menor, dependendo da índole e caráter de cada um.

Alguns dão valor demais às opiniões, por exemplo. Outros se esquecem do que os outros passaram ou fizeram por nós e simplesmente denominam isso de obrigação. Mas o verdadeiro valor é aquilo que temos guardado dentro de nós sobre atitudes, palavras e reconhecimento por chegarmos onde estamos hoje.

Existem muitas formas de valorizar a cada um por quem temos afeição, amizade e simpatia. Porém, dentro da sinceridade e não da manipulação gratuita, a fim de buscar alimento para o ego, vestindo a máscara do benfeitor.

Quando valorizamos "realmente" alguém nas nossas vidas, não esquecemos seus gestos de carinho, bondade, prestatividade e companheirismo. Mesmo que as relações não fluam mais como antes, precisamos lembrar de como tal pessoa nos foi presente e prestativa numa hora de nossas vidas. E, no mínimo, respeitar toda história, valorizando o que nos ajudou a ter melhores condições de vida e crescimento.

Uma nobre forma de valorizar e ter valor próprio é deixar de caluniar quem um dia nos estendeu a mão, mesmo que tenha nos ferido por algum motivo. Uma coisa é resolver divergências, outra é guardar rancores demasiados que apenas nos transformam em pessoas amargas. 

Mas não só de atitudes o valor se faz presente. Ele também vem junto à gratidão, ao olhar atento para o mundo ao redor, às oportunidades que se apresentam, à comida de cada dia, ao nosso trabalho - seja ele qual for - e a tudo que somos por esforço próprio. Não podemos esquecer de dar valor pela singularidade e evolução que cada pessoa movimenta com suas atitudes e experiências, para que alguém possa ser melhor e florescer.

Portanto, valorizemos quem somos, mas também tudo e todos que deixaram rastros de esperança e construção em nossas vidas. Afinal, ninguém é obrigado a nada; mas, se fez, é porque teve amor por nós. E o amor é essencialmente o maior valor.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 9 de outubro de 2025

TEMPOS BONS

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Voltar no caminho pode ser alegria. Cada quadro que a mente vai expondo à nossa frente vai nos fazendo rir e se inspirar. Deixar-se fluir pelas boas lembranças é uma maneira de trabalhar saúde e satisfação pela nossa vida.

Estamos sempre falando do que é difícil e deixando de lado o que é incrivelmente curador à alma, que são as boas e inesquecíveis memórias. Adoro fazer este caminho de volta e perceber o quanto fui feliz no passado. Tenho recordações de um tempo em que as recompensas das dores são a chegada dos filhos e o amor indescritível de tê-los nos braços pela primeira vez.

Lembro da escola, das brincadeiras na hora do lanche, dos jogos, de andar de bicicleta pelas ruas com um lanchinho preparado na bolsa, dos banhos no chafariz, das festas de garagem, das viagens em família. Pego carona para um tempo mais próximo do agora e meus olhos se enchem de lágrimas com o nascimento das netas, acontecimento inexplicável ao coração.

Minha formatura, meu primeiro emprego, grandes amigos que me acompanharam e todas as loucuras de uma faculdade cheia de mistérios e coisas enigmáticas, do tipo investigar Poltergeist e casas mal assombradas. Realmente isso faz meus lábios se esticarem e minha mente sorrir.

As crianças são as que nos deixam muitas lembranças boas com suas verdades e, sozinha, acabo gargalhando quando me recordo da sinceridade delas. Ensiná-las a cozinhar me fez limpar uma cozinha inteira, inclusive o teto, da massa de bolo.

Abraçar meu filho depois do gol, a filha depois do balé, as netas depois de cada apresentação na escolinha e meu irmão sendo pai com 53 anos são telas maravilhosas, pintadas com os pincéis de Deus.

Poderia escrever um livro sobre esta galeria de arte incrível sobre a vida, pois as histórias são muitas e cheias de emoções e aprendizado. Vez ou outra, numa lembrança minuciosa, as portas se abrem para monstros que faço questão de deixar para fora. Aqui, só as boas lembranças, aquelas de guerra de travesseiros com os irmãos e ver chinelos voando do pé da mãe.

Ah, a vida é inexprimível! E vale muito a pena ter esses bons momentos de introspecção, onde a alma não cobra nada para ver estes filmes guardados tão bem dentro de nós. Alguns segredos são tirados do baú e mostram nossas malandragens inocentes, aquelas que só arrancam júbilos por termos vivido intensamente.

Experimente esse percurso! Ele traz tanta beleza, alegria e vitalidade, que entendo perfeitamente porque nosso corpo tem memórias. Elas lembram quem somos e tudo por que lutamos e realizamos, a fim de alcançar nossa felicidade, nossa maturidade e nossa grande lição de viver!

NAMASTÊ 

terça-feira, 7 de outubro de 2025

UMA COISA LEVA À OUTRA

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Ouvindo as notícias matinais, percebo que não tem um dia sem alertas de golpes e mentiras que desocupados e provavelmente, pessoas sem caráter algum, estão aplicando. Me pergunto o que estaria acontecendo com a humanidade? Obviamente este tipo de pessoas sempre existiu, mas agora ficamos mais a par pelos meios de comunicação.

De onde viria tanta falta de caráter? Muitas respostas surgem na mente como: ganância, má índole ou mesmo maldade. Nem sempre isso se herda, às vezes alguns indivíduos parecem simplesmente natos a isso. A expiação espiritual não parece incomodá-los, muito menos sua missão na Terra.

Quando se perde o rumo da vida através de frustrações por diversos motivos, a raiva sobre a própria vida vai se acumulando e,  tal energia se empatiza com o mesmo nível de vibração. Alguns têm força, outros apenas se deixam levar em uma vingança pessoal, destruindo nos outros o que eles mesmo não conseguem ter ou ser. E fartam-se ao ver pessoas caindo no desespero, nas doenças e na própria anulação, muitas vezes tomando delas facilmente o que elas tinham.

A falta de esforço e consciência por melhorar a própria vida e espírito traz ao planeta esse tipo de vibração, onde alguns se conectam e adaptam nesta energia funesta. Infelizmente, escolhas são feitas e as consequências delas também virão para tais indivíduos. Uma coisa leva à outra!

Outra causa é preguiça e desleixo. Quem vive assim imagina que é mais fácil esconder a sujeira que arregaçar as mangas e organizar sua vida. Mas a verdadeira liberdade está em nos orgulharmos de quem somos, conscientes da colaboração com tudo e todos, alimentando o espírito de autoconfiança e bem-estar.

Sim, uma coisa leva à outra. Mas não podemos deixar que certas emoções nos dominem. Podemos melhorar, sair dos laços e couraças que nos prendem a sentimentos e pensamentos ruins. Diversas ferramentas são disponibilizadas, bastando criar conexões com o bem. E é assim que a vida de todos poderia ser mais saudável e sem medos. Se é utopia? A Terra é ainda um planeta expiatório, então precisa do amor e força de todos.

NAMASTÊ 

domingo, 5 de outubro de 2025

O PASSAR DO TEMPO

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


É uma dádiva viver! Cada dia é uma lição para a alma. Hoje li na bíblia em Isaías 55:10/11 o seguinte:

" Tal como a chuva e a neve caem do céu e para lá não voltem sem ter regado a terra, sem a ter fecundado e feito germinar as plantas, sem dar o grão a semear e o pão a comer, assim acontece à palavra que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha vontade e cumprido sua missão". Isso me fez pensar no quanto cada um tem importância, mesmo que não a percebamos. E que precisamos germinar.

É como se cada pessoa, em sua árvore genealógica, fosse aquela folhinha na haste da planta, ajudando a dar sustentação e beleza. Algumas folhas caem, amarelam ou são devoradas,  outras porém cumprem sua função por longo tempo. Tudo parte de algo muito além do que podemos sentir ou imaginar.

Nisso tudo, pessoas desabrocham de várias maneiras: algumas azedam, outras se descobrem como essência vital. Entendem a vida como oportunidade de aprender a lidar com seus sentimentos, respeitar aqueles que abriram os seus caminhos e buscar conhecimento em diversas fontes, sabendo ouvir. Cada um aproveita seu tempo na Terra, conforme a vontade de expandir sua alma.

Com o passar do tempo mudamos, dependendo de como lidamos com os nossos problemas, pessoas e o fator da resiliência. Certos sentimentos não trabalhados vão criando couraças tão rígidas, ao ponto de esquecermos a felicidade dentro de nós. Infelizmente, isso prejudica quem convive conosco e nossas relações. Talvez, isso tudo seja por se assumir responsabilidades demais, ou apenas falta da liberdade, a qual se usava em excesso em outros tempos. Tudo muda e nós também! Esse é o crescimento e adaptação.

Para termos uma boa estrutura na idade mais avançada, necessário se faz sair da caixa criada como algo imutável e jamais deixar de buscar novas maneiras de evoluir os próprios sentimentos e pensamentos. Este é um trabalho constante, para uma vida na qual se busca satisfação e bem-estar. Caso contrário, seremos a folha sem seiva, que seca e amarela. Perderemos o brilho nos olhos e a beleza do sorriso, tendo como únicas armas o cinismo, indelicadezas e a falsa idéia de que controlamos muito bem a vida. O tempo passa e a única bagagem é o peso da própria vida.

NAMASTÊ 

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

TOQUE ESPIRITUAL

 Autora: Josianne Luise Amend (JosiLuA)


Estou sentindo vontade de escrever e, quando isto acontece, preciso parar o que estou fazendo e deixar que a intuição me guie. Sinto que preciso receber uma mensagem espiritual e me deixo levar pelas palavras que vão brotando em meu coração.

Me ensinam a ter paciência com as brutalidades e nãos que tenho recebido. Me dizem que tudo tem um momento certo para ser descoberto e trabalhado. E que, se houver disciplina, há também proteção e recompensas. Entendo o que é transmitido e sei que tudo está no lugar certo.

Na vida temos muitas escolhas. Normalmente, elas ficam numa estrada com dois caminhos e somos nós que decidimos. Contudo, os resultados nos encontram, preparados ou não. Podemos imaginar que fazemos o certo, mas qualquer incômodo no coração indica o erro. E será mais uma bagagem de culpa para a grande mala de viagem.

Engana-se quem acha que o orgulho ou o desprezo dão pontos para a vida. Eles apenas atrasam o momento de ter paz e uma consciência tranquila. Mas nossa felicidade também incomoda muitos e quando isso acontece, as pressões e todo tipo de atitudes nos põe à prova.

E me dizem "fique em paz", descanse e siga em frente!  Estamos aqui para todos que nos deixam chegar até vossos corações. Balançar, o bambu também balança, mas quando a lição é aprendida, após a tempestade ele simplesmente volta ao seu lugar.

NAMASTÊ 

quarta-feira, 1 de outubro de 2025

SEM TEMPO

Autora: Josianne Luise Amend 


Somos tão prisioneiros do tempo, que é difícil numa conversa não observar frases como "se der tempo",  eu vou, eu faço, eu ajeito. Interessante perceber como cada vez mais esse tempo nos torna mecanizados e psicologicamente dependentes. Nossas vidas são cronometradas para haver ordem e disciplina.

O próprio corpo está configurado para ter um tempo de resistir ao esforço, à fome, ao sono e tantas outras sensações. Porém, com o passar dos anos vamos alinhando nosso tempo com o físico e o mental. Ficamos até mais tempo pensando em como fazer as coisas, sem tanta impulsividade da juventude.

O tempo é um companheiro de todas as horas e o levamos para cima e para baixo. Como o mundo gira em torno dele, se nos desconectarmos,  perderemos o rumo, caso haja a necessidade de definir onde e como ir. E, mesmo estando solitários no alto da montanha, sem tempo para nada,  lá está ele controlando nosso corpo e a natureza.

Como todos já devem ter ouvido a frase " tem tempo para tudo", temos que observar se dentro disso tudo, estamos aproveitando para encaixar o que é importante antes que ele esgote as oportunidades, tirando de nós amores, vidas, trabalhos e lazer. O " queria ter tido mais tempo" também é uma frase clichê, dita quando percebemos que muitas vezes usamos o tempo erroneamente.

E, apesar de vivermos numa dimensão temporal, controlar pelo menos parte do que somos e fazemos é a grande lição de trabalhar com este que é, ao mesmo tempo, um professor e um algoz. Precisamos usar nosso tempo com sabedoria e, com certeza, tornaremos nossas vidas menos doloridas e mais satisfatórias. Afinal, nosso tempo é precioso demais para nos deitarmos com o desprezível.

NAMASTÊ