Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

sexta-feira, 9 de junho de 2017

AMAR

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Imagem relacionada

Não há dúvidas de que homens e mulheres pensam e sentem diferente. Os nossos cérebros são diferentes. Homens são mais razão, mulheres emoção, apesar de vermos por ai algumas exceções.

Em se tratando de amar, ambos tem sentimentos e demonstram isso conforme sua criação, sua educação, sua maneira de ser. Psicologicamente falando, quem recebeu amor, carinho e atenção na infância, provavelmente será alguém emotivo, amoroso e que gosta de toque. Porém, quem teve experiências ruins, com abusos, agressividade e desamor, tornar-se-á rude, sem emoção e até agressivo. Mas, novamente, dependendo da própria pessoa em buscar o autoconhecimento, ela poderá mudar e ser melhor.

Mas, ler sobre o amor e as formas de amar são maneiras de auto-análise e sentir como reagimos a esse tipo de conexão com as outras vidas. Estamos a três dias de comemorar o dia do amor, por isso decidi falar sobre o assunto.

Um dia, li em algum lugar uma frase que dizia: " Amar é jamais ter que pedir perdão"! Talvez o certo seria dizer "Amar é jamais ter que usar o perdão"! Por que será que nós dizemos que amamos e machucamos de alguma forma, sejam com palavras, sejam com atitudes, nosso amor? Óbvio não praticarmos a paciência, a tolerância e a comunicação suave durante toda a vida. O que aprendemos é que temos que reagir, "sair por cima", nos vingar. De onde vem tanta cultura agressiva, afinal?

Amar é ouvir
Amar é tocar com carinho
Amar é sentir a necessidade do outro
Amar é acolher
Amar é deixar o outro ser livre em escolhas, pensamentos e sonhos
Amar é estar junto, observando, quem sabe orientando, sem tirar o direito de opção
Amar é precisar ver o outro feliz, custe o que custar
Amar é respeitar o limite, o corpo, a vida do outro
Amar não é sugar, prender, sufocar

Será que nós usamos erroneamente este verbo? Ou será que deviam ensinar em casa e nos colégios o significado real desta palavra para que, durante a vida, não vivêssemos de achismos?

O engraçado é que amamos por etapas: num dia, num momento, numa fase. Depois, deixamos de amar e o sentimento pode virar desde desprezo até ódio. Me entristece pensar que somos assim, que não podemos simplesmente deixar ir.

Amar não significa estar colado a outro e contar anos. Isso não diz absolutamente nada, apenas que duas pessoas convivem, mas não que se amam. Podem se suportar, se tolerar, se aguentar. Ou podem realmente se amar. E, muitas vezes, só vão perceber isso quando estiverem perdendo ou até já perdido seu companheiro. Porque o verdadeiro amor é tão profundo e honesto, que cria laços invisíveis. E estes, ao se romperem por algum motivo, causam o vazio por um bom tempo.

Amar não é modificar uma pessoa, tentando que ela seja o que você quer
Amar não é impor, fazer uma pessoa de seu robô
Amar não é usar uma pessoa para seu próprio benefício
Amar não é cortar asas, desrespeitar, humilhar

Não é fácil amar! Porque as pessoas tem idéias erradas sobre o amor. O amor é ilimitadamente um sentimento de purificação. Amar é ter dentro de si, bondade, carinho e paciência. Amar é também estar atento ao outro, por vezes abrir seus olhos para erros, sem impor opiniões empedradas.

Se você acha que ser amado é sinônimo de abrir pacotes de presentes, é terem ciúmes de você, é quererem estar vinte e quatro horas ao seu lado, repense! Todos nós precisamos de espaço para respirar, para pensar e para analisar nossas vidas. Quem é feliz consigo mesmo, se ama, pode amar de maneira mais honesta. Não se desespere se não consegue amar, nem ser amado. Apenas viva intensamente sua vida e ame a si mesmo. Essa energia de felicidade atrai. E poderá atrair alguém realmente capaz de te entender, te aceitar e amar.

Devemos fazer escolhas e nosso coração pode até errar por sermos muito amorosos. Porque existem os vampiros energéticos que procuram por pessoas honestas e do bem, camuflados em suas falsas bondades, que podem acabar por nos enganar. Mas entenda, que um coração amoroso e bom, tem o livre arbítrio, faz suas escolhas. E você só ficará com alguém que não te deixa ser feliz, se quiser.

O mundo tem bilhões de pessoas. Em algum lugar haverá uma delas pronta para ser amada e te amar. E, se isso não acontecer nesta vida, lembre-se que viver intensamente e ser feliz é a melhor maneira de amar, não só a si mesmo, não só alguém, mas a vida!

Namastê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.