Alguns sentimentos e intuições que eu tenho, são abraçados por este blog. Abro as cortinas para que mais e mais pessoas possam se identificar com o que sinto, intuo e até canalizo. Perceber que não estamos sozinhos e que podemos unir forças é deixar a luz entrar em nossas vidas. Seus comentários serão bem vindos, sejam eles críticas ou elogios. Porque sua opinião pode abrir cortinas para mais luzes entrar.
Total de visualizações de página
Pesquisar este blog
Coração Aberto
Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.
JosiLuA
JosiLuA
domingo, 1 de abril de 2012
QUEM NÃO MENTE AFINAL?
Bom dia, seguidores! .................1o. DE ABRIL
Hoje é o dia da MENTIRA. Mas como surgiu este dia, afinal? Parece que antigamente festejava-se o início de um novo ano neste dia, 1o. de abril. E com a mudança de calendário, o ano passou a iniciar em 1o. de janeiro. Só que algumas pessoas não aceitaram isso e continuaram a festejar em 1o. de abril, recebendo trotes e gozações dos que aceitaram a mudança.
No Brasil, o dia se expandiu após terem informado a morte de Dom Pedro nesta data, o que era uma mentira. Nos EUA é chamado de dia dos tolos. Até posso entender por quê: em 1957, o canal de televisão BBC apresentou uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de espaguete em suas propriedades. Acho que as pessoas gostaram da brincadeira e resolveram eternizar a data.
Mas, por que as pessoas mentem?
Acredito que as pessoas mentem por três motivos:
* para se protegerem
* porque não têm coragem de dizer a verdade, são covardes
* porque são realmente falsas
As mentiras podem ou não ser apropriadas, portanto é complicado você ensinar seus filhos a nunca mentirem. Existem ocasiões que uma mentirinha será até conveniente para evitar brigas ou situações constrangedoras.
Mas há também quem se vicie na mentira e tudo que fala ou faz depende de mentir. Isso só pode colocar esta pessoa na classificação de não confiável e seus relacionamentos podem deteriorar.
Tem mentiras que assustam, tem as que prejudicam, tem as engraçadas e até as necessárias. Mas a mentira deve ser um estado de espírito onde a pessoa que mente se sente insegura a alguma coisa. Por isso ela inventa coisas para se fazer acreditar.
Os mentirosos usam deste artifício até para si mesmos, pois querem acreditar que são pessoas dignas e se seu ouvido escutar o que está dizendo, são capazes mesmo de acreditar em si.
As mentiras que causam mais dores são as ditas nas relações pessoais, pois que estas, com o tempo, acabam minando a confiança entre companheiros, pais e filhos, amigos, chefe e subordinado, professor e aluno e assim por diante.
Às vezes pensamos que devemos mentir para proteger uma pessoa. Por exemplo: não dizer à ela que vai morrer. Mas será o correto não permitir que esta pessoa saiba sobre seu destino? Muitas pessoas nesta hora podem fazer a transformação final de suas vidas e talvez, estejamos impedindo isso.
Algumas mentiras vem de atitudes incorretas como traições. Quem trai sente-se tão esperto que o sentimento de mentir parece camuflar seu próprio ego.
A PROTEÇÃO: mentimos para nos proteger de pessoas que não queremos ter contato, para evitarmos discussões, para proteger outra pessoa ou para sair de uma situação embaraçosa.
A COVARDIA: mentimos porque falar a verdade nos coloca contra a parede, porque queremos manipular a vida de alguém, porque queremos continuar com nossa posição tranquila, porque queremos prejudicar o fluxo de vida de alguém.
A FALSIDADE: mentimos para conseguirmos um lugar na sociedade, para sermos acolhidos pelos amigos, para não nos expormos diante da verdade e porque queremos atrair a atenção de alguém que tem uma relação melhor com outra pessoa.
Infelizmente a mentira é mais prejudicial do que benéfica, mas ambas estão presentes em nosso dia-a-dia e todos nós precisamos ficar de olhos bem abertos e sentidos apurados para detectar que pessoas são mentirosas ao ponto de nos prejudicar de alguma forma.
E a famosa LEI DE MURPHI já diz:
" Os tolos se alegram quando descobrem a verdade. Os sábios, quando descobrem a mentira"!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.