
Bom dia, seguidores! .................1o. DE ABRIL
Hoje é o dia da MENTIRA. Mas como surgiu este dia, afinal? Parece que antigamente festejava-se o início de um novo ano neste dia, 1o. de abril. E com a mudança de calendário, o ano passou a iniciar em 1o. de janeiro. Só que algumas pessoas não aceitaram isso e continuaram a festejar em 1o. de abril, recebendo trotes e gozações dos que aceitaram a mudança.
No Brasil, o dia se expandiu após terem informado a morte de Dom Pedro nesta data, o que era uma mentira. Nos EUA é chamado de dia dos tolos. Até posso entender por quê: em 1957, o canal de televisão BBC apresentou uma reportagem falsa sobre árvores de espaguete. Muitas pessoas interessaram-se em plantar árvores de espaguete em suas propriedades. Acho que as pessoas gostaram da brincadeira e resolveram eternizar a data.
Mas, por que as pessoas mentem?
Acredito que as pessoas mentem por três motivos:
* para se protegerem
* porque não têm coragem de dizer a verdade, são covardes
* porque são realmente falsas
As mentiras podem ou não ser apropriadas, portanto é complicado você ensinar seus filhos a nunca mentirem. Existem ocasiões que uma mentirinha será até conveniente para evitar brigas ou situações constrangedoras.
Mas há também quem se vicie na mentira e tudo que fala ou faz depende de mentir. Isso só pode colocar esta pessoa na classificação de não confiável e seus relacionamentos podem deteriorar.
Tem mentiras que assustam, tem as que prejudicam, tem as engraçadas e até as necessárias. Mas a mentira deve ser um estado de espírito onde a pessoa que mente se sente insegura a alguma coisa. Por isso ela inventa coisas para se fazer acreditar.
Os mentirosos usam deste artifício até para si mesmos, pois querem acreditar que são pessoas dignas e se seu ouvido escutar o que está dizendo, são capazes mesmo de acreditar em si.
As mentiras que causam mais dores são as ditas nas relações pessoais, pois que estas, com o tempo, acabam minando a confiança entre companheiros, pais e filhos, amigos, chefe e subordinado, professor e aluno e assim por diante.
Às vezes pensamos que devemos mentir para proteger uma pessoa. Por exemplo: não dizer à ela que vai morrer. Mas será o correto não permitir que esta pessoa saiba sobre seu destino? Muitas pessoas nesta hora podem fazer a transformação final de suas vidas e talvez, estejamos impedindo isso.
Algumas mentiras vem de atitudes incorretas como traições. Quem trai sente-se tão esperto que o sentimento de mentir parece camuflar seu próprio ego.
A PROTEÇÃO: mentimos para nos proteger de pessoas que não queremos ter contato, para evitarmos discussões, para proteger outra pessoa ou para sair de uma situação embaraçosa.
A COVARDIA: mentimos porque falar a verdade nos coloca contra a parede, porque queremos manipular a vida de alguém, porque queremos continuar com nossa posição tranquila, porque queremos prejudicar o fluxo de vida de alguém.
A FALSIDADE: mentimos para conseguirmos um lugar na sociedade, para sermos acolhidos pelos amigos, para não nos expormos diante da verdade e porque queremos atrair a atenção de alguém que tem uma relação melhor com outra pessoa.
Infelizmente a mentira é mais prejudicial do que benéfica, mas ambas estão presentes em nosso dia-a-dia e todos nós precisamos ficar de olhos bem abertos e sentidos apurados para detectar que pessoas são mentirosas ao ponto de nos prejudicar de alguma forma.
E a famosa LEI DE MURPHI já diz:
" Os tolos se alegram quando descobrem a verdade. Os sábios, quando descobrem a mentira"!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.