Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

AMIGOS....DE QUEM OU DE QUE?

Autora: Josianne L. Amend (JosiLuA)


Sinto que algumas pessoas não são exatamente o que achamos que sejam: amigos. Durante a minha vida percebi que, mesmo você se dedicando, quando precisa daquela presença num aniversário ou daquela força num momento de solidão, elas sempre tem algo que as mantém longe. Ou o trabalho, ou a distância, ou a saúde ou outra desculpa qualquer.

Sem entrar no mérito do que realmente possa estar acontecendo, a constância em recusar nossos convites, me fazem pensar o quão não somos importantes para elas. Talvez nós é que damos mais valor à esta relação, do que deveríamos dar.

Hoje faço 58 anos e posso dizer que tenho bem poucos amigos verdadeiros. Eles são os que se predispõe e quando não aparecem, sentimos que a desculpa é real.

Noto que as pessoas estão cada vez mais estranhas. Gostam do que pode lhes dar sucesso e buscam ficar do lado da fama, onde possam ser paparicadas ou onde tenham algo invejável para contar nas redes sociais. Se não for assim, um simples encontro para um bate papo, uma festa íntima de aniversário ou comemoração, não é relevante para a vida delas. E suas agendas sempre estão cheias para estes tipos de eventos.

Em muitos dos meus aniversários pude notar a ausência constante de "amigos"que considerava. Sempre ouvi as mesmas desculpas, mas em seguida os via em outros eventos nas redes sociais. Cheguei a convidar as pessoas com uns quarenta dias de antecedência, mas não surtiu efeito. Tentava reunir as pessoas que me eram caras, mas elas foram me mostrando que pagava demais por elas e se tornaram baratas com o tempo. E o que se faz então?

Andei pensando nisso e acho que a vida quer nos dar outros caminhos, outros papos e outras pessoas. Talvez a gente mude e precise realmente inovar os ares. As pessoas também acabam seguindo outros rumos e o que era interessante, deixa de ser.

Mesmo assim, ainda fico frustrada por considerar pessoas que não lembram ou dão um jeitinho de estar comigo. Mas quero muito aprender com isso, deixando de lado relações unilaterais.

O que mais me entristece são as mentiras deslavadas, das quais sabemos perfeitamente que tampam buracos. Me pergunto se sou uma pessoa tão sem graça ou chata, que os ditos amigos nunca abrem sua agenda para te fazer feliz.

Sim, porque os amigos fazem isso, não é? Eles enchem a vida de alegria e estão e são presentes.

Estou escrevendo isso como um desabafo. Talvez alguém mais se sinta assim. E possa compreender que nessa vida, da forma como ela está se fazendo no coração das pessoas, se você é uma pequena flor do mato, não terá lugar no vaso das pessoas que só sabem comprar em floriculturas. Porém, um dia, alguém especial, que sabe ver além das vitrines, encontrará a flor na natureza, pronta a embelezar aquela vida.

Eu realmente acredito ainda no poder e na força das pessoas verdadeiras e únicas. Deletar o que não serve mais será a melhor saída para uma vida melhor.

Namaste 

domingo, 24 de novembro de 2019

DESCULPAS PODEM NOS TRAIR

Autora: Josianne L.Amend  (JosiLuA)



Meu corpo escapou por alguns momentos do físico. É como se estivesse em um balanço, que sobe alto e, ao voltar, sente-se um frio no estômago. Por momentos deixei de existir, de pensar, de estar neste mundo.

É surreal saber que essa sensação pode ser o que temos na passagem de uma vida à outra. Em milésimos de segundos estamos com um pé lá, outro cá.

A vida é assim. Surpreendentemente inesperada e louca.

E, talvez por isso, devêssemos dar mais valor aos bons momentos que se apresentam para nós. Acredito que se existir um pingo de amor e carinho por alguém, devemos esquecer compromissos adiáveis para dar lugar a ficar, nem que seja um pouquinho, com essa pessoa.

Um dos piores sentimentos é levar para sempre o estigma de não ter passado mais tempo com alguém que admiramos ou queremos bem.
Este é, sem dúvida, um mundo de desculpas. Ou estamos cansados demais, ou precisamos trabalhar.

Mas nós sempre sabemos que, de uma ou outra forma, criamos oportunidades de fazer o que gostamos, quando realmente queremos. Quando não queremos, por algum motivo, insistimos na saída vã da preguiça, dor ou cansaço. Podem até ser verdades, mas estamos deixando passar amizades, risos, desabafos e integrações.

Lamentavelmente, em nosso funeral aparecem pessoas que não víamos a anos ou que nunca vieram para um encontro ou festa quando convidados. Sempre estavam com algum problema. Mas no funeral, lá estão elas prontas a olhar com pena para nós. Pareço um tanto quanto mórbida, mas é real.

Talvez este texto faça-nos repensar sobre a vida que levamos. Reclamamos de não ter tempo de nada, mas no fundo não é bem assim. Reclamamos que não temos amigos, mas quantas vezes aceitamos um convite ou lembramos de quem sempre está conosco, custe o que custar?

Somos vento, um dia soprando aqui, noutro em outro lugar.
Somos os senhores das desculpas que, lá no nosso subconsciente, sabemos que podem ser direcionadas.
Somos seres que, sem dúvida, um dia vão se queixar de não ter tido tempo necessário para ouvir, estar e abraçar alguém.

Podemos chamar isso de invenções e maldades da alma para afastar situações que não queremos enfrentar. Talvez seja uma proteção, talvez apenas não há vontade. E temos até direito de não querer.

Contudo, talvez as palavras que não foram ditas e ouvidas, o abraço que não foi compartilhado ou o sorriso que não foi trocado jamais poderá ser resgatado, pois o momento é único para ambos os lados. Não há volta.

Namaste

quarta-feira, 6 de novembro de 2019

O SORRISO

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)




Hoje é o dia Nacional do Sorriso e resolvi falar dele.

É interessante pensar em como você acorda nas manhãs e quais são seus primeiros pensamentos. Se ao enxergar-se no espelho já planeja estragar o dia de alguém (ou o próprio)com negativismo e mau humor, ou se recebe as pessoas de sua vida com um sorriso, sentindo dentro de si amor pela vida e gratidão.

Entendo que as pessoas vão aprendendo com o passar dos anos a serem mais leves, se se propõe a isso. Alguns são rabugentos a vida toda e parecem gostar. Isso é apenas uma forma de comandar e colocar medo nos outros, mas nada mais é que uma pessoa frustrada e amargurada.

Sorrir é maravilhoso! Além de abrir portas para amizades e relacionamentos, deixa a vida mais leve.

O que será que custa receber alguém em sua casa com um sorriso? Vejo pessoas que nem sequer nos olham, apenas "suportam" a nossa visita. E talvez não estejam satisfeitos com nossa presença, mas poderiam ao menos ser gratos por serem lembrados.

E dizer bom dia então? Tem gente que a primeira frase é uma cobrança.

Sorrir é curador. A pessoa que sorri eleva sua paz e cura seus anseios. Fazer alguém sorrir é um grande dom que, com certeza, será recompensado com coisas boas na vida.

Existem pessoas cujo prazer é ver outras tristes, amarguradas e cheias de medo. Elas parecem se nutrir dessa energia e talvez o façam, já que podem ser consideradas más, pelo fato de usarem artifícios visando apenas o próprio bem. Não sabem doar ou fazer um favor. Quanto mais percebem a fragilidade do outro, mas provocam neles desequilíbrio, dizendo coisas desmotivadoras, ameaçando de alguma forma e incutindo medo nelas.

Sinceramente, analise como trata as pessoas ao seu redor. Como as recebe na vida todos os dias de manhã e que culpa elas tem se você não sabe ser uma pessoa boa e feliz?

Qual a função de não sorrir com um "bom dia" alegre ou ao menos caloroso e gentil? A vida se torna leve, somos mais amados e respeitados. Medo não é respeito, entenda isso de uma vez por todas.

Mas, voltando o foco no sorriso, mesmo o "amarelado", essa simples movimentação dos músculos da boca em direção ao céu, parece não só aliviar nosso espírito, mas causar felicidade e paz aos que vivem ao nosso redor. É uma expressão que sugere que estamos abertos para a vida de forma calorosa e gentil. Que somos amor, pacientes e que temos em nós a força Divina.

Um sorriso, às vezes vale muito mais que palavras. E, se acompanhado de um abraço, pode curar a nós e ao outro. E isso é divinamente recompensador.

O mundo está muito sério, cheio de gente grosseira e mau humorada. Mas podemos tornar o nosso mundo melhor, SORRINDO e simplesmente RESPIRANDO, deixando que os sentimentos dos outros não nos afetem como pessoas felizes. Com certeza, isso doerá nesse alguém, mas essa pessoa terá que fazer por si mesma, observando suas atitudes, para se curar.

E, como disse Saint Exupéry em suas magnificas palavras: Sorria, mesmo que seu sorriso seja triste, porque mais triste que um sorriso triste, é a tristeza de não saber sorrir"!

Namaste 😁🧘‍♀️🧙‍♀️🙇‍♀️