Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

Coração Aberto

Quando decidi escrever me senti uma borboleta saindo do casulo. E junto com ela saíram os sentimentos e os pensamentos que muitas vezes não conseguimos transmitir. Descobri que ser poeta é opinar sem medo, escrever é desvincular-se de segredos e expressar-se é viver intensamente.

JosiLuA

quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

TUDO MUDA

Autora: Josianne L.Amend (JosiLuA)

Resultado de imagem para TUDO MUDA


Não há dúvidas de que a vida tem muitos caminhos, surpresas, desvios. Mas, certas fases são acometidas de particularidades que fatalmente mudam tudo.

Tudo muda ao entrarmos para o colégio.
Responsabilidades começam a ser impostas, precisamos aprender a nos vestir, a comer sozinhos, a concorrer em filas, enfim a marcar nosso lugar no mundo.

Tudo muda quando nos tornamos adolescentes.
Os hormônios estão a mil. Podemos tudo e queremos impor respeito aos outros, achando que não precisamos respeitar. Mudanças no corpo nos fazem ficar com raiva de nós e escolhemos formas de nos esconder, seja através de roupas, de escolhas, de drogas. Talvez seja a fase em que realmente impomos nossos desejos, sem nos preocuparmos com a opinião dos outros.

Tudo muda quando nos casamos.
Achamos que tudo será eterno e que conhecemos o parceiro. E muitos se sentem presos para o resto de suas vidas, porque simplesmente não sabem quebrar regras ou não as querem quebrar. Escolhemos o melhor para nós e nem sempre fazemos boas escolhas. Mudamos nossa maneira de ser para nos encaixarmos numa vida a dois e sermos companheiros. Muitas vezes começamos a comer e a beber mais, frequentamos lugares que nem gostamos, tudo para sermos parceiros de vida. E depois, não sabemos por que não nos sentimos felizes. Deixamos nossa própria vida para dar lugar à uma vida comunitária. Alguns não sabem viver sozinhos e a saída está no casamento. Formar uma família parece ser uma regra para a vida.

Tudo muda quando temos filhos.
Alguns tem medo de encarar esta fase, talvez por egoísmo, talvez por preguiça. O fato é que tudo muda. A felicidade de ter um filho é inexplicável. Claro, vamos ter mais trabalho, mais preocupações, menos dinheiro. Mas esta é a mudança mais libertadora que existe. Faz com que realmente sintamos o amor incondicional e o valor de se dividir ou até de abrir mão. Isto não é para todos, apenas quem realmente assume esta fase.

Tudo muda quando nos separamos de alguém.
Sim, acostumados em ter alguém que participe e dê opinião, que nos abrace e console, que nos afague e enxugue nossas lágrimas, a separação é algo que muda nosso interior. Abala as estruturas. Alguns não conseguem lidar de forma racional e acham que o mundo está contra eles. Assumem riscos e prejudicam pessoas, deduzindo que irão se sentir mais feliz por "dar o troco". As respostas para nossa felicidade estão dentro de nós e não nos outros. Mas aquele pequeno vazio onde existia alguém, muda tudo e precisamos elaborar novos planos.

Tudo muda quando alguém muito próximo morre.
Só quem sentiu de perto a morte de alguém muito amado, muito próximo, pode dizer que tudo muda. Esse vazio nunca mais será preenchido. É um buraco negro em diversas situações que aparecerão em nossas vidas. Faltam os risos, as palavras, as frases costumeiras, o cheiro, o carinho e o toque. Tudo muda em relação ao sentimento que tínhamos, pois não conseguimos mais doar, tocar, sentir. Apenas a lembrança agora faz parte de uma vida totalmente nova, sem aquela pessoa. 

Tudo muda quando envelhecemos.
Não adianta elixires de longa vida, plásticas e retoques. Não adiantam pílulas de virilidade. Quem envelhece, envelhece e tudo muda. Não dá para querer ter a cabeça de um jovem ou frequentar os lugares que eles frequentam. Já não se consegue ouvir música tão alto, nem dançar a noite toda. Tenha a dignidade de dar espaço, de fazer o que pode e de parar de se torturar por não ser mais o chamariz que jorra água para todo lado. Respeite seu tempo e seu corpo. Sua pele vai ficar flácida, seu metabolismo vai te entregar. Apenas aceite as coisas no tempo certo e seja feliz.

Tudo muda quando mudamos de casa, de cidade, de visual.
A rotina nos faz aprisionar sonhos e acomodar energia. Tudo muda quando enfrentamos novos desafios, novas paragens. Sair, buscar, mudar, espairecer faz parte de uma vida proveitosa. Estar cansado, pode ser apenas estar com mais bagagens do que se faz necessário para uma vida feliz. Tudo muda se você recomeçar em algum novo emprego, um outro relacionamento, numa nova casa ou até numa nova profissão. Encontrar novas formas de viver é estimulante. Pecamos por não tentar, deixar o tempo passar e morrer frustrados.

Tudo muda quando conseguimos falar, gritar e opinar.
Pode ser que melhore, pode ser que piore alguma situação. Mas tudo mudará, nem que seja para perder pessoas, cargos, condições. Se algo está incomodando e você conseguir se livrar disso de alguma forma, pode vir a sentir medo por agir. Mas, talvez seja exatamente o medo que o esteja impedindo de se libertar e buscar novos rumos. Tudo muda quando decidimos agir a favor de nosso próprio bem.

Tudo muda quando descobrimos que temos pouco tempo.
Talvez esta seja apenas uma maneira de ver a vida quando descobrimos uma doença terminal. Mas todos nós temos pouco tempo. Depende da forma como encaramos nossas vidas. Fizemos, construímos, agimos, amamos, batalhamos, criamos, libertamos? Tantos verbos para serem conjugados em nossas vidas e, quando nos vemos encurralados, queremos encontrar o tempo para conjugá-los todos juntos e de uma só vez. Tudo muda dentro de nós quando nos vemos sem saída. Nossos sentimentos são abalados e a mistura de tudo invade nosso ser, apenas buscando entender.

Tudo muda quando finalmente a vida deixa de existir.
E, como tudo e todos que aqui estão, tudo mudará ao sairmos de cena. Nosso jeito, nosso corpo não ocupará mais espaço, não terá mais brilho. Nossas coisas, que tínhamos tanto ciúmes, que guardamos a sete chaves, que não quisemos repartir, ficará para os outros. Nossa ganância, orgulho e soberba só ficarão como lembranças ruins. E tudo muda quando nos vamos, porque ou falarão que sempre fomos bons ou apenas dirão "graças a Deus se foi desta para melhor". 

Então, mude! Mude o que neste momento te incomoda, te faz sofrer, te deixa irritado e não te faz feliz. Mas não queira mudar a vida de ninguém, pois cada um faz o que acha ser o correto para uma vida ser feliz e digna ou, ao contrário, para destruir sua própria existência. 

Tudo muda quando você começa a pensar... e age!

NAMASTÊ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÍTICAS, ELOGIOS, OPINIÕES E SUGESTÕES SOBRE A LEITURA OU O QUE QUER LER SERÃO MUITO BENVINDOS.